casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Diferenças na Primeira Gravidez e Quarta Gravidez

Independentemente de quantas vezes uma mulher está grávida, algumas coisas nunca mudam. O útero se estende a cada vez, trazendo consigo uma série de pequenos desconfortos. O aumento do peso corporal e a distribuição de peso estressam as costas e articulações de uma mulher, afetando sua postura e muitas vezes levando à dor nas costas. Há, no entanto, algumas diferenças notáveis ​​entre uma primeira gravidez e uma quarta, a maioria das quais são simplesmente fatores de uma mulher se tornar mais física e psicologicamente acostumada com as mudanças da gravidez. As diferenças mais notáveis ​​entre uma mãe de primeira viagem e uma mulher que teve vários bebês é que as pessoas que passam pela primeira vez tendem a mostrar menos e mostrar mais tarde do que as mães mais experientes. A razão para isso é que a primeira vez que uma mulher engravida, o útero e os músculos abdominais estão muito apertados. Quando o útero se estende, ele se move para fora da pélvis e para o abdome, Heidi Murkoff e Sharon Mazel explicam em seu livro "O que esperar quando você está esperando". Isso começa a esticar os abdominais, que eventualmente se soltam e permitem que o estômago se projete. Normalmente, as mulheres começam a aparecer mais cedo a cada gravidez subseqüente, o que significa que a quarta mãe pode aparecer já na nona ou na décima semana de gravidez.

Alguns dos sintomas da gravidez são diferentes para mães muito experientes. Por exemplo, porque as mães mais experientes sabem o que procurar, elas tendem a notar a gravidez mais cedo do que as mulheres que estão grávidas pela primeira vez, de acordo com o Dr. Raymond Poliakin autor de "O que você não pensou em perguntar ao seu obstetra". Eles estão familiarizados com seus sintomas e os reconhecem pelo que são, em vez de confundi-los com uma doença ou período próximo. Além disso, observa Poliakin, mães de primeira viagem podem sentir um bebê se mover por várias semanas antes de reconhecê-lo como algo diferente de gás. As mães da quarta vez, sendo muito mais experientes nas sensações da gravidez, reconhecem os movimentos de seus bebês muitas semanas antes; alguns podem até notar movimentos já na 17ª ou 18ª semana.

Considerações sobre a idade

Uma das principais diferenças entre a primeira gravidez de uma mulher e a quarta é a idade dela durante a gravidez. Como uma mulher é pelo menos quatro anos mais velha durante a quarta gravidez, sua probabilidade de ter gêmeos é maior do que na primeira. Em seu livro, "Hands Off My Belly", Dr. Shawn Tassone e Dra. Kathryn Landherr explicam que a probabilidade de gêmeos da mulher aumenta com a idade, porque os ovários mais velhos são mais propensos a permitir que dois ou mais óvulos amadureçam. Além disso, as mulheres mais velhas têm um risco maior de dar à luz bebês com anomalias cromossômicas, tornando o teste genético cada vez mais aconselhável na quarta gestação em comparação com a primeira.

Conceitos errados

O tipo de parto que uma mulher experimenta sua primeira gravidez não afeta necessariamente o modo como seus partos subseqüentes irão, apesar do equívoco comum em contrário. Cada vez mais, as mulheres que tiveram cesarianas com um primeiro filho passam a dar à luz por via vaginal, particularmente com os avanços na colocação da incisão, observe os drs. Tassone e Landherr. Além disso, cada bebê é diferente, e o tamanho e o posicionamento do bebê afetam significativamente a experiência de trabalho, o que significa que uma mulher que teve um parto muito difícil na primeira vez pode ficar mais fácil no futuro, ou vice-versa. Normalmente, no entanto, os trabalhos são mais curtos durante cada gravidez subsequente, o que significa que os trabalhos da quarta gravidez podem ser bastante eficazes. Em geral, muitas mulheres se beneficiam da segurança emocional adicional durante as gravidezes em que são mães experientes. . Murkoff e Mazel observam que o estresse emocional de uma primeira gravidez pode ser bastante severo e decorre do senso de mudança de vida da mulher, do medo do desconhecido e do nervosismo sobre a dor do parto e parto. As mães da quarta vez sabem como é a gravidez e sabem o que esperar durante o trabalho de parto. Eles estão confortáveis ​​com a maneira de cuidar de um recém-nascido, e seus métodos parentais estão bem estabelecidos, dando-lhes a capacidade de simplesmente relaxar e aproveitar a gravidez.