casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Quando você pode deixar bebês dormir em suas barrigas?

A síndrome da morte súbita do lactente, ou SIDS, é a principal causa de morte entre crianças de um mês a um ano, de acordo com o site KidsHealth. A cada ano nos Estados Unidos, há 2.500 mortes por SIDS, diz o site. SIDS, também referida como morte do berço, está ligada a bebês dormindo em suas barrigas. Devido a isso, todos os bebês saudáveis ​​devem ser colocados para dormir em suas costas, recomenda a Academia Americana de Pediatria. KidsHealth diz que, desde esta recomendação, as mortes por SMSI diminuíram em mais de 50 por cento.

KidsHealth diz que alguns pesquisadores têm a hipótese de que dormir no estômago coloca pressão na mandíbula de um bebê, o que reduz as vias aéreas e restringe a respiração. Outra idéia citada pela KidsHealth é que o estômago dormindo em camas macias ou com bichos de pelúcia pode fazer com que o bebê respire novamente o ar exalado. A cama pode envolver a boca do bebê, prendendo o ar exalado e acumulando mais dióxido de carbono do que o oxigênio. Isso acabaria por levar à morte.

Meu bebê rola à noite

A maioria das mortes por SMSI ocorre entre 2 e 4 meses de idade, com freqüência crescente durante o tempo frio, diz a KidsHealth. No entanto, no momento em que um bebê tem 6 meses de idade, ele é capaz de rolar de costas para o lado ou no estômago. Enquanto você pode colocá-lo de costas para dormir, não há muito o que você pode fazer para evitar que ele role durante a noite. Karen Sokal-Gutierrez, M.D., M.P.H. diz que os bebês que têm mais tempo em suas barrigas durante as horas de vigília têm um risco menor de SIDS. Colocar o bebé na barriga durante o dia ajudá-lo-á a desenvolver a força da parte superior do corpo que lhe permitirá levantar a cabeça e rolar para respirar à noite.

Fatores de risco da SIDS

Nenhum fator de risco é provável para ser a causa de uma morte SIDS, KidsHealth diz. No entanto, existem várias variáveis ​​que podem contribuir para a morte de um berço. De acordo com a KidsHealth, bebês afro-americanos são duas vezes mais propensos e os bebês nativos americanos têm cerca de três vezes mais chances de morrer de SIDS do que bebês caucasianos. Além disso, os meninos têm um fator de risco de morte maior do que as meninas. Outros possíveis riscos são os cuidados pré-natais insuficientes - incluindo fumar, beber ou usar drogas durante a gestação - prematuridade, mães com menos de 20 anos, exposição à fumaça do cigarro após o nascimento e superaquecimento da roupa de dormir ou da cama. Alguns pais têm medo de colocar seus bebês nas costas para dormir porque podem sufocar em saliva ou vômito. Bebês saudáveis ​​não têm um risco maior de engasgar, segundo a Academia Americana de Pediatria. No entanto, para crianças com doença do refluxo gastroesofágico crônico e outras malformações das vias aéreas superiores, dormir no estômago pode ser uma opção melhor, diz KidsHealth. Consulte o seu médico em tal caso. Outra preocupação com o sono nas costas é a plagiocefalia posicional, na qual os bebês desenvolvem uma mancha plana na parte de trás de suas cabeças. KidsHealth diz que isso é facilmente tratável, dando ao seu bebê mais tempo de barriga durante as horas de vigília.