casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Problemas com verduras, couve e tireóide

Vegetais verdes, especialmente couve, contêm substâncias químicas chamadas bócio que podem inibir a absorção de iodo na dieta. Uma diminuição do iodo no organismo pode piorar os sintomas de hipotireoidismo, uma condição na qual a glândula tireoide não produz hormônios suficientes. Os hormônios produzidos pela glândula tireóide são essenciais para regular seu metabolismo. Goitrogens são quase completamente destruídos durante o cozimento, então evite comer couve-prima em excesso com hipotireoidismo. Hipotireoidismo O hipotireoidismo pode ser causado por deficiência de iodo ou danos à glândula tireóide. Localizada no pescoço, a glândula tireoide pode inchar durante o hipotireoidismo, uma condição chamada bócio, da qual os bócio derivam seu nome. Os sintomas podem incluir ganho de peso, sensibilidade ao frio, má cicatrização, pele espessada, unhas e cabelo quebradiços, infecções frequentes, perturbações do humor e fadiga. Seu médico irá medir os níveis de hormônios da tireóide para diagnosticar você com hipotireoidismo. O tratamento inclui medicação com hormônios tireoidianos sintéticos e controle cuidadoso do iodo na dieta.

O papel do iodo

O iodo é um mineral essencial usado principalmente para produzir hormônios da tireoide. Quando saudável, a glândula tireóide armazena quantidades suficientes de iodo para produzir os hormônios da tireoide que seu corpo necessita. O iodo pode ser encontrado em carnes, frutos do mar, leite, laticínios e na maioria das frutas e vegetais, embora os níveis possam variar com as condições de cultivo. O iodo também é adicionado ao sal de mesa, por isso a deficiência em nações desenvolvidas é rara em pessoas saudáveis. A deficiência de iodo pode se desenvolver como conseqüência do hipotireoidismo, já que sua tireoide não armazena mais iodo de maneira eficiente.

Goitrogênios

Goitrogênios são produtos químicos em alimentos como couve, vegetais crucíferos e soja. Muitos, mas não todos, verduras contêm alguns níveis de bócio. Mesmo quando comidos com frequência, os alimentos que contêm goitrogênios não causam doenças da tireóide em pessoas saudáveis. Você só precisa monitorar a ingestão de goitrogen depois de ter sido diagnosticado com doença da tireóide. Couve e vegetais verdes são alimentos muito saudáveis, ricos em nutrientes e não precisam ser totalmente evitados. Se você tem doença da tireóide, continue a comer esses alimentos cozidos. As orientações dietéticas dadas pelo seu médico devem ter precedência.

Kale de cozinha

Sautée couve com azeite e alho para um prato rápido. Você também pode misturar couve com outros verdes, como nabiças, e deixe ferver até ficar macio. Kale também pode ser cozido para fazer chips de couve, um lanche saudável. Rasgue pequenos pedaços de couve das hastes, cubra levemente com óleo e polvilhe com uma pequena quantidade de sal de tempero. Asse a couve em uma assadeira em 350 F até ficar crocante. , , ] ]