casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Problemas de tireóide e duração da corrida

Embora suas pernas e o sistema cardiovascular sejam claramente os principais contribuintes para a sua capacidade de correr, estar nas melhores condições depende de todo o seu corpo, incluindo o sistema endócrino. Este sistema é responsável pela produção de hormônios, muitos dos quais - especialmente a insulina, a testosterona, o hormônio do crescimento e o hormônio da tireóide - têm um papel direto em como você se sente e se comporta durante a corrida. Distúrbios na tireóide podem afetar profundamente o seu exercício e bem-estar geral.

O que a tireóide faz

A tireóide é uma glândula em forma de borboleta na parte da frente do pescoço. A forma ativa de hormônio que produz, chamada tiroxina ou simplesmente T4, participa de processos relacionados ao desenvolvimento, crescimento e metabolismo. De acordo com a Colorado State University, o T4 provavelmente afeta todos os tipos de células do corpo. Níveis mais elevados de T4 implicam uma taxa metabólica mais alta em todos os aspectos - aumento da frequência cardíaca e maior quebra de gorduras e carboidratos - e estão associados a maior alerta mental. Níveis muito altos resultam em estados ansiosos.

Hipertireoidismo e Corrida

De acordo com MayoClinic.com, uma tireoide hiperativa é marcada por perda de peso súbita inexplicável, batimento cardíaco rápido ou irregular, sudorese e perturbações psicológicas, como nervosismo, insônia ou irritabilidade. Se você é um corredor de longa distância, você pode estar tentando perder peso ou está acostumado a ser muito magro, então você pode estar mais propenso do que os outros a perder esses sintomas. Freqüentemente, sinais físicos como um bócio, um nó na garganta ou um globo ocular saliente estão presentes. A doença de Graves é uma causa muito comum de hipertiroidismo. Se o seu peso está caindo apesar de nenhuma mudança no treinamento ou hábitos alimentares, consulte o seu médico para um exame de sangue. Como você pode imaginar, os sintomas do hipotireoidismo são opostos aos do hipertireoidismo: lentidão , ganho de peso, sentindo frio mesmo em ambientes quentes e depressão. Se não for tratada, pode causar sérios problemas de saúde ao longo do tempo. Uma tireóide hipoativa é geralmente o resultado de uma reação auto-imune. De acordo com Pete Magill, da revista "Running Times", corredores com histórico familiar de problemas de tireóide podem induzir um ataque auto-imune em sua própria glândula tireóide treinando intensamente. O resultado final em corredores de longa distância é um inevitável declínio na motivação e no desempenho. A chave para o tratamento de problemas de tireóide é identificá-los precocemente. Isso feito, o tratamento é direto e o alívio dos sintomas é praticamente imediato. Uma tireóide hiperativa é tratada com cirurgia ou iodo radioativo, após o qual você terá que tomar suplementos de T4 para o resto da sua vida. O hipotireoidismo também é tratado com T4 sintético e pode levar algum tempo para acertar a dose. Em ambos os casos, uma vez que seu peso e humor estejam estáveis ​​e você esteja se sentindo melhor, você deve ser capaz de retornar à sua rotina de corrida sem quaisquer consequências duradouras.