casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Você consegue se alegrar?

Você conhece as pessoas que sempre fazem você se sentir todo aquecido e confuso por dentro? Aqueles com sorrisos contagiantes, olhos brilhantes e risadas audaciosas? Pode ser a pessoa no balcão de compras do supermercado ou sua própria melhor amiga, mas tenho certeza de que você conhece alguém cuja alegria se espalha para todos que encontram.

Eu consigo pensar em algumas pessoas como eu. Eu fui abençoado para saber. Eu sempre me sinto melhor, mesmo depois da mais breve interação com eles. Por causa dos neurônios-espelho em nossos cérebros relacionados à imitação, a alegria (juntamente com todas as outras emoções) é literalmente contagiosa.

A alegria não é apenas contagiosa para os outros, mas também para nós mesmos. Graças à neuroplasticidade, nossos cérebros realmente mudam e crescem em resposta a nossos pensamentos e experiências. E como nossos cérebros são fisiologicamente conectados para nos levar de volta a caminhos neurais predispostos - como aqueles formados por frequentes pensamentos felizes e a emoção da alegria - sempre que sentimos alegria, ficamos preparados para mais.

Muitos auto-ajuda livros e blogs se concentram na felicidade. No entanto, você provavelmente percebeu em sua própria vida que a felicidade é passageira. Há uma razão para isso. Os cientistas descobriram que a felicidade existe na mente: ela é experimentada através do córtex, ou pensamento consciente.

Mas a alegria é diferente. Alegria existe no corpo. É experimentado através do sistema límbico, além do pensamento consciente. Enquanto a felicidade ativa o sistema nervoso simpático, que ativa a resposta de luta ou fuga do cérebro, a alegria ativa o sistema nervoso parassimpático, que controla o descanso e o relaxamento.

A felicidade é estimulante e estimulante para o corpo, enquanto a alegria é sentida. calmante e calmante. Poucos livros fazem essa distinção. A alegria é uma experiência subconsciente. Ela afeta todo o corpo até o DNA e pode diminuir a inflamação e aumentar a imunidade. Isso significa melhor saúde, menos doenças, até mesmo uma vida mais longa.

A alegria foi estudada e pesquisada o suficiente para saber que existem coisas comprovadas que você pode fazer para ajudar a criá-la - quase como uma fórmula. Em outras palavras, você pode planejar a alegria.

Em busca dessa fórmula para mim, eu escrevi um livro chamado "O Plano Alegria". É um livro de memórias que segue meu experimento científico auto-imposto por 30 dias e além. Descobri que para criar as condições para a alegria em minha vida de forma consistente, eu precisava abraçar as seguintes práticas:

1. Gratidão - Freqüente apreciação treina o cérebro para o otimismo. Estudos mostram que os otimistas são mais felizes, mais criativos e apresentam soluções para problemas mais rapidamente. Tente manter um caderno em que você anote as coisas pelas quais está agradecido por cada dia. Expresse sua gratidão aos que estão ao seu redor. Esse simples hábito pode ter um efeito profundo no seu nível geral de alegria.

2. Mindfulness

Meditação e outros exercícios de mindfulness ajudam a liberar o estresse e aumentar a calma e a alegria. Mindfulness é a prática de trazer sua consciência para o momento presente com atenção sem julgamento. Praticar a atenção plena é como dar ao seu cérebro uma massagem relaxante, e fazê-lo regularmente pode acalmar a ansiedade, reduzir a inflamação e até diminuir os sinais de envelhecimento.

3. Prazeres simples

Participar de ações simples e agradáveis que estimulam os cinco sentidos cria as condições para a apreciação e ajuda você a estar presente no momento atual. Para facilitar isso, você pode usar adereços como óleos de aromaterapia para cheiros, guloseimas saborosas, belas fotos ou paisagens para a vista, um objeto macio para tocar e sua lista de reprodução favorita para o som. A chave é absorver cada sensação devagar e com atenção sem julgamento. Mesmo quando você não está usando adereços, seus sentidos são uma porta de entrada para você sentir gratidão ao longo do dia.

4. Corpo alegre -

Algumas mudanças físicas no estilo de vida comprovadamente aumentam as substâncias químicas cerebrais associadas ao bem-estar. O exercício libera endorfinas. Passar tempo na natureza estimula a serotonina. O contato próximo com os entes queridos aumenta a oxitocina. Dormir o suficiente regula uma série de hormônios. Comer uma dieta saudável rica em vegetais melhora muitos aspectos do bem-estar físico e mental. Cuide do seu corpo e ele cuidará de você.

5. Bondade

É bom ser gentil. Mesmo quando você está ocupado, não leva muito tempo para escrever uma nota gentil, desejar um feliz aniversário ou deixar alguém saber que você é grato por ela. Pequenos atos de gentileza realizados freqüentemente criarão um impulso regular em seu próprio humor e simultaneamente melhorarão os dias dos outros. A bondade pode ser tão simples quanto um sorriso ou tão complexa quanto você possa imaginar.

Para criar uma mudança pessoal duradoura, é importante envolver o corpo e a mente. Planejar a alegria exige etapas simples todos os dias: não é uma solução rápida. Para ser eficaz a longo prazo, deve tornar-se um estilo de vida. Repetição é a chave para formar novos hábitos de pensamento no cérebro, que então se tornam novos sentimentos, novas ações e, eventualmente, uma nova experiência de vida.

O que você acha?

Você pratica gratidão? ? Que prazeres simples você pratica? Você já meditou? Deixe-nos saber!

, , ] ]