casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Prova de que as corujas realmente estão vivendo no limite - e morrendo mais cedo

Um novo estudo publicado na revista Chronobiology International descobriu que as corujas noturnas (pessoas que preferem ficar acordadas até tarde) correm um risco maior de morte prematura.

Portanto, embora essas corujas da noite possam se gabar vidas sociais ricas e a facilidade com que eles podem ficar acordados depois da meia-noite na véspera de Ano Novo, o pacto deles com a lua está aumentando sua taxa de mortalidade em 10%.

Para alcançar essas descobertas, os pesquisadores procuraram nos resultados de saúde de 433.268 pessoas com idades entre 38 e 73 anos, residentes no Reino Unido durante um período de seis anos e meio, usando dados de um estudo de coorte chamado UK Biobank Study. Eles classificaram as pessoas em categorias com base em se eram tipos matutinos definidos, tipos definidos à noite, tipos matinais moderados ou tipos noturnos moderados.

Após o ajuste para fatores como idade, duração do sono e problemas de saúde existentes, os pesquisadores descobriram que tipos definidos à noite foram os que mostraram uma maior taxa de mortalidade.

“O que descobrimos é que as corujas noturnas, os tipos definidos da noite, foram as que estavam em maior risco de mortalidade em comparação com os tipos matutinos definidos - e os grupos do meio realmente não eram ”, Kristen Knutson, uma antropóloga e principal autora do estudo, conta ao Los Angeles Times. "Então, foi realmente algo sobre ser um verdadeiro tipo de noite que era problemático". Embora ainda não esteja claro por que os noctívagos têm um risco aumentado de mortalidade, Knutson sugere que poderia ser porque seu ambiente externo é em desacordo com o seu relógio biológico interno.

"Achamos que o problema é realmente quando a coruja da noite tenta viver em um mundo de manhã-cotovia", diz Knutson. “Então eles querem ficar acordados até tarde, mas precisam acordar cedo para o trabalho, e então o tempo que eles estão fazendo coisas como acordar ou comer não está na hora certa para eles.” Ah, então não é saudável ficar até as 3 da manhã assistindo à Netflix quando você tem que estar no escritório às 9 da manhã em ponto? Pensamento instigante.

Outra teoria é que ficar acordado até tarde não é a raiz do problema. Em vez disso, pode ser que os fatores que levam as pessoas a ficar acordados até tarde sejam os mesmos que causam mortalidade precoce.

“Pode ser estresse psicológico, comer na hora errada para o corpo, não se exercitar o suficiente, não dormir. o suficiente, estar acordado à noite sozinho, talvez uso de drogas ou álcool ”, diz Knutson no comunicado. "Há toda uma variedade de comportamentos não saudáveis ​​relacionados a estar no escuro no final da noite."

Embora os cientistas estudem há muito tempo os impactos que ficar acordado até tarde pode ter sobre a nossa saúde, encontrando laços entre longas noites e taxas mais altas de disfunção metabólica e doença cardiovascular, este é o primeiro estudo a investigar o risco de mortalidade, de acordo com uma declaração da Northwestern University.

Preocupado com seus próprios hábitos de sono? Mudá-los pode ser difícil, mas não é impossível.

Você pode se tornar um madrugador

Os corujas noturnos podem estar se sentindo muito impotentes agora. Mas a boa notícia é que eles não estão realmente condenados. Embora a genética saiba se você prefere ficar acordado antes da hora de dormir, Knutson diz que seu ambiente tem um papel igual.

Se você quer mudar seus hábitos e colher todos os benefícios de se levantar cedo Knutson recomenda que você receba muita luz no início da manhã e pouquíssima noite (Bye-bye, binge-watching). Você também pode definir uma hora de dormir mais cedo e ficar com ela, tanto quanto possível.

Sociedade ou pode dobrar um pouco de

Enquanto forçar as pessoas a mudar em um nível individual pode ser mais conveniente, Knutson diz que a sociedade poderia ajudar, permitindo que os noctívagos iniciem e terminem o trabalho mais tarde.

“Se pudermos reconhecer esses cronótipos [coruja da noite versus madrugada] são, em parte, geneticamente determinados e não apenas uma falha de caráter, empregos e trabalho horas poderiam ter mais flexibilidade para as corujas ”, diz Knutson. "Eles não devem ser forçados a se levantar para um turno das 8 da manhã. Faça com que os turnos de trabalho correspondam aos cronotipos das pessoas. Algumas pessoas podem ser mais adequadas para os turnos da noite. ”

Em pesquisas futuras, Knutson e seus colegas querem identificar maneiras de ajudar os noctívagos a mudarem seus relógios corporais e se adaptarem a um cronograma anterior. Mas até que essas descobertas cheguem, é claro que devemos fazer o máximo para ter uma noite inteira de descanso. Confira essas dicas sobre como obter o melhor sono da sua vida. Sua vida pode (literalmente) depender disso.