casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Leite de soja e controle de natalidade

O leite de soja, uma bebida derivada da soja, é bem conhecido por seu perfil nutricional e suas propriedades medicinais. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, o leite de soja pode reduzir o risco de algumas formas de doenças cardíacas e câncer, e pode ajudar a melhorar a saúde após a menopausa. O leite de soja contém compostos similares ao hormônio reprodutivo humano estrogênio, que é um componente chave da maioria das pílulas anticoncepcionais. No entanto, o leite de soja não é conhecido por alterar a segurança ou eficácia dos contraceptivos.

Pílulas anticoncepcionais, ou contraceptivos orais, geralmente contêm uma combinação de estrogênio e progesterona, dois hormônios envolvidos na regulação Os hormônios sintéticos nas pílulas anticoncepcionais impedem o corpo de ovular ou liberar um óvulo viável. Os anticoncepcionais também tornam o útero menos hospitaleiro aos óvulos espermatozóides e recém-fertilizados. Em teoria, qualquer produto que contenha estrogênio, ou compostos estrogênicos, poderia aumentar a eficácia e os efeitos colaterais dos produtos anticoncepcionais baseados em hormônios.

Efeitos hormonais do leite de soja

Soja contém traços de estrogênio compostos conhecidos como isoflavonas. Esses compostos não são verdadeiros hormônios, mas parecem alterar os níveis hormonais quando consumidos em quantidades excessivas. O Sloan-Kettering Cancer Center reconhece que as isoflavonas da soja podem influenciar os níveis de estrogênio, levando ao aumento da densidade óssea e a menos sintomas da menopausa. MayoClinic.com observa que dosagens entre 10 e 106 gramas de proteína de soja por dia foram estudadas para seus efeitos medicinais; essas doses fornecem aproximadamente entre 30 e 100 miligramas de isoflavonas por dia.

Potencial Interação

Como grandes quantidades de leite de soja podem influenciar os mesmos hormônios envolvidos na contracepção, o leite de soja poderia teoricamente influenciar a segurança, eficácia e efeitos colaterais potenciais associados ao controle de natalidade. Sloan-Kettering observa que o consumo excessivo de leite de soja pode causar efeitos colaterais relacionados aos hormônios, como sangramento uterino anormal, que também são observados entre as mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais. Os cientistas não investigaram especificamente a taxa de efeitos colaterais ou gravidez não planejada entre mulheres que usam contraceptivos em conjunto com leite de soja.

Considerações

Apesar das preocupações teóricas sobre a combinação de contraceptivos e leite de soja, não há provas específicas sugerindo que quantidades dietéticas normais de leite de soja podem interagir negativamente com pílulas anticoncepcionais. A MayoClinic.com não aconselha os usuários de controle de natalidade a evitar o leite de soja. A Universidade de Maryland adverte que a soja pode interagir negativamente com o tamoxifeno, um medicamento contra o câncer, e com o raloxifeno, um tratamento para a osteoporose.