casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Estágios de desenvolvimento infantil no útero

Desde o momento da concepção, a divisão celular rápida começa e inicia o início do desenvolvimento da criança no útero. O embrião em desenvolvimento passará por muitas mudanças. Do desenvolvimento de órgãos e ossos a olhos, ouvidos e minúsculos pés e mãos, o que antes era um óvulo e um espermatozóide se tornará uma criança.

Fertilização

Um espermatozóide deve localizar o óvulo maduro nas trompas de falópio. tubo. Uma vez que o espermatozóide fertiliza o óvulo, o óvulo, que agora é um blastocisto, continuará a descer pelo tubo uterino até o útero. Por volta do sétimo dia, o blastocisto desenvolve vilosidades coriônicas, estruturas parecidas com pêlos usadas para absorver nutrientes para o crescimento do embrião, o que permite que ele implante no revestimento da parede uterina. De acordo com a Biology of Reproduction, as vilosidades coriônicas na placenta funcionam como estruturas necessárias nas trocas entre o feto e a mãe.

Blastocyst

O blastocisto se desenvolverá em duas partes separadas. As células externas se desenvolvem na placenta. De acordo com o que esperar, a placenta transporta nutrientes e oxigênio para e desperdiça materiais longe do feto. As células internas do blastocisto se formarão no embrião. O saco amniótico formará uma camada interna de membranas que se encherá de líquido amniótico, que protegerá o embrião em desenvolvimento pelo restante da gravidez.

Embriônico

O estágio embrionário do desenvolvimento é caracterizado pela formação das estruturas externas do corpo e dos órgãos internos. Neste estágio de desenvolvimento, a célula é composta de três camadas: o endoderma, o mesoderma e o ectoderma. O endoderma é a estrutura que se formará no sistema digestivo do bebê. Segundo o Instituto Nacional de Saúde, o mesoderma é o que vai formar os rins, músculos e ossos do bebê. A camada externa, chamada de ectoderme, formará os olhos, a pele, o cabelo e o sistema nervoso do bebê. Aproximadamente três semanas após a fertilização, o embrião começa a tomar forma humana. Uma linha de células se forma; Eventualmente, essas células se tornarão a medula espinhal e o cérebro. Os principais vasos sanguíneos se formam por volta do dia 17 e o coração começa a bombear o sangue pelos vasos por volta do dia 20. O embrião entrará no estágio fetal de desenvolvimento na semana oito da gravidez.

Feto

Por volta da semana oito , o embrião é agora chamado de feto. Os pulmões, cérebro, rins e fígado estão começando a funcionar e o feto tem impressões digitais distintas. De acordo com a Discovery Health, o feto medirá cerca de três polegadas de comprimento e pesará aproximadamente uma onça às 12 semanas de gestação. Durante este estágio de desenvolvimento, os órgãos sexuais externos tornam-se visíveis em um ultrassom. Pêlos minúsculos chamados lunugo começam a cobrir todo o corpo do bebê. Com aproximadamente 40 semanas de gestação, o feto é considerado a termo e pronto para fazer a viagem através do canal do parto.