casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Como ajudar as crianças a não serem egoístas

Se você acha que seu filho é um pouco egoísta, junte-se ao clube - de acordo com a autora e educadora Michele Borba do Pregnancy.org, pesquisas recentes descobriram que a maioria dos pais é preocupado que seus filhos sejam egoístas. As crianças que ostentam uma sensação de direito e que não têm consideração pelos sentimentos dos outros podem ser difíceis e, às vezes, desagradáveis. Mas, como pai, é importante lembrar que você desempenha um papel no reforço ou na suspensão do comportamento egoísta.

Exerça seus direitos como pai e como pessoa. Segundo o psiquiatra e autor Robert Shaw, muitos pais sentem que devem colocar as necessidades de seus filhos antes das suas em todos os momentos. Shaw enfatiza que isso define um mau exemplo para seus filhos e o deixará ressentido. Insista no seu direito de desfrutar de um jantar tranquilo ou de um telefonema com um amigo.

Defina limites, deixe suas expectativas claras e cumpra-as. Não vacile sob a pressão de viagens de culpa, ganidos ou birras. Crianças que estão acostumadas a manipular para conseguir o que querem podem hesitar com isso no início, mas se você permanecer consistente e manter os limites, seus filhos se adaptarão.

meios de comunicação. Restringir o tempo do seu filho assistindo TV, jogando vídeo ou jogos de computador e ouvindo MP3s ou outros dispositivos. Estes tendem a entorpecer os sentidos de uma criança e isolá-lo das pessoas ao seu redor e suas emoções, de acordo com Shaw.

Recompensa altruísmo. Ensinar uma criança a ser altruísta requer mais do que corrigir um mau comportamento; também implica reforço positivo. Quando você vê seu filho se comportando de maneira pensativa ou compassiva, não perca a chance de elogiá-lo por isso. Certifique-se de descrever para o seu filho o que foi tão atencioso sobre o comportamento e como isso fez você ou a outra pessoa se sentir bem. Isso provavelmente vai inspirá-la a agir dessa maneira no futuro.

Dica

Atribua tarefas e estabeleça horários de dormir regulares, pois as crianças podem se beneficiar da estrutura de ter agendas e tarefas regulares para concluir .

, , ] ]