casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Como Gerenciar o Comportamento Passivo-Agressivo em Crianças

Uma criança passiva-agressiva tenta ganhar poder sobre seus pais ignorando demandas, perguntas e responsabilidades. De acordo com os pais capacitados, as crianças agressivas e passivas não sabem se comunicar quando estão com raiva ou ansiosas e, em vez de agirem, tornam-se resistentes e fechadas emocionalmente. Se você tem uma criança passiva-agressiva, você pode se encontrar perseguindo-os por toda a casa, lembrando-os constantemente de suas tarefas domésticas e inevitavelmente ajudando-os a completar suas responsabilidades.

Mantenha a calma e permaneça no controle das suas emoções. Pode ser fácil entrar em uma discussão com seu filho quando ele está sendo agressivo passivo, dando desculpas ou ficando chateado. Lembre-se de que o comportamento de seu filho é seu mecanismo de enfrentamento e, quando você permanecer firme e no controle, ajudará a diminuir a situação.

Divida as responsabilidades do seu filho. Quebrar uma tarefa em várias tarefas menores pode fazer a tarefa parecer mais gerenciável e menos frustrante para a criança. Por exemplo, se a criança tiver uma lição de casa, você pode pedir que trabalhe por intervalos de 30 minutos ao longo da noite ou dividi-la pela metade.

Elimine distrações quando sua criança tem uma tarefa para executar. Desligue os sistemas de TV, rádio e jogos e coloque-os em uma área onde outras crianças não estejam jogando. Coloque seu filho em uma área com uma porta aberta para que você possa monitorar seu progresso.

Permaneça firme e consistente com seu filho. Se você pedir a seu filho para fazer alguma coisa, não ceda ao seu comportamento agressivo passivo ou conceda as expectativas que você lhes deu. Lembre o seu filho da tarefa em mãos e cumpra o seu pedido, ao longo do tempo eles vão aprender que você não vai ceder ou cavar.

Fornecer assistência ao seu filho. Ajude seu filho a começar uma tarefa ou lição de casa se ele estiver com dificuldades para começar. Por exemplo, se o seu filho deve lavar a roupa, mas está ansioso para fazê-lo corretamente, coloque o detergente na máquina de lavar roupa e diga-lhe para terminar o resto da tarefa.

Defina conseqüências claras para o mau comportamento. Se você definir uma regra, peça a seu filho que faça alguma coisa ou peça uma ação específica e ela não cumprirá, estabeleça uma punição justa e racional para ela. Por exemplo, se você pedir a seu filho que termine o dever de casa antes de assistir à televisão e ele só termine metade dele antes de ligar a televisão, sua resposta pode ser a negativa da TV por um certo número de dias.

Evite situações que colocam seu filho no controle de outras pessoas. Evite situações como “Todos nós podemos tomar um sorvete depois de lavar a louça”. Isso permite que o seu filho controle todos os membros da família e não coloque quaisquer consequências reais no local para o seu comportamento. Irá apenas exacerbar o seu comportamento passivo-agressivo.