casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Como ajudar as crianças a gerenciar riscos e desafios

Ensinar seu filho a enfrentar riscos e desafios pode ser especialmente difícil para os pais, que têm a tendência de querer abrigar os filhos das lutas e perigos da vida. No entanto, diminuir a oportunidade de ajudar seu filho a gerenciar riscos e desafios provavelmente só o ensinará a ter medo. Ao longo da vida, seu filho será confrontado com riscos e desafios regularmente e precisará saber como lidar com eles. Como pai, você pode ensinar ao seu filho as habilidades necessárias para enfrentar desafios e riscos com confiança.

Reconheça os tipos de riscos e desafios que seu filho enfrentará. De acordo com TeachingExpertise.com, os riscos e desafios não se limitam ao domínio das proezas físicas. As crianças também enfrentarão desafios e riscos intelectuais, como a implementação de uma nova ideia, o uso de pensamento inventivo ou criativo e a solução de problemas. Riscos e desafios sociais e morais também serão abundantes, e podem incluir aprender a dizer "não", aprender a raciocinar e negociar, e adaptar-se a diferentes conjuntos de regras em vários ambientes.

Discussão e diferencie riscos saudáveis e insalubres com o seu filho. Especialmente quando seu filho entra na adolescência, será importante para ela entender quais riscos são saudáveis e úteis e quais são potencialmente autodestrutivos. Por exemplo, experimentar a peça da escola ou perguntar a alguém em um encontro são riscos saudáveis, enquanto dirigir em velocidades inseguras ou beber excessivamente não é saudável, informa a Rádio Pública do Sul da Califórnia. Lembre o seu adolescente de que enfrentar a pressão dos colegas é, em si, um risco social assustador. Elogie seu filho quando ele assumir riscos tão saudáveis.

Conheça a capacidade do seu filho de assumir riscos e desafie-o e ajude-o adequadamente. Se você tem um filho cujo comportamento às vezes beira a imprudência, você vai querer ajudá-lo a entender as implicações de assumir riscos sem pensar. Uma criança como esta deve ser observada de perto e encorajada a pensar nas consequências de comportamentos de risco. Por outro lado, uma criança que é tímida sobre riscos e desafios deve ser encorajada a tentar coisas novas e ser recompensada por seus esforços nessa área, de acordo com TeachingExpertise.com.

Incentivar a desenvoltura. O Teaching Expertise.com relata que os pais ou professores muitas vezes repreenderão as crianças mais novas por criar soluções não convencionais para os problemas. Por exemplo, se seu filho tentar consertar um vaso quebrado com uma bandagem adesiva, não o dispense imediatamente. Diga a ela que foi uma ideia interessante e ofereça outra solução. Isso incentivará seu filho a continuar usando a inovação para enfrentar os desafios.

Dica

Ensine seu filho a avaliar os riscos e as consequências. De acordo com a TeachingExpertise.com, seu filho pode aprender muito aprendendo a pesar os riscos e as recompensas das decisões do dia-a-dia, como adicionar outro bloco de construção ao seu castelo oscilante.

, , ] ]