casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Aprendizagem Observacional em Crianças

Psicólogos educacionais reconhecem mais de uma dúzia de diferentes tipos de aprendizagem que ocorrem ao longo da vida de uma pessoa. As oportunidades de aprendizado para as crianças acontecem todos os dias em seus próprios ambientes. Pais, educadores e modelos são críticos para moldar o conhecimento e o comportamento de uma criança, mas a teoria de aprendizagem observacional sugere que as coisas que as crianças observam na vida real e através de várias mídias são igualmente influentes. O que é Aprendizagem Observacional? > A aprendizagem observacional, também chamada de aprendizagem social, é a ideia de que as pessoas podem aprender novas informações e comportamentos simplesmente observando alguém fazer alguma coisa. A teoria da aprendizagem observacional afirma que esse tipo de aprendizagem acontece mesmo que os incentivos para aprender não estejam presentes. Essencialmente, apoia a ideia de que as crianças aprendem por imitação.

Os Estudos Bobo

O psicólogo comportamental Albert Bandura e seus colegas foram pioneiros no estudo científico da aprendizagem observacional. Ele desenvolveu sua teoria na década de 1960 em resposta à ideia então popular, mas simplista, de que a personalidade era meramente um resultado do meio ambiente.

Nos famosos estudos de Bobo Doll, grupos de crianças pequenas assistiram ao mesmo curta-metragem sob várias condições. No filme, uma pessoa é agressiva em relação a uma boneca ou palhaço Bobo, batendo, chutando e gritando com o brinquedo. Diferentes grupos de crianças foram mostrados diferentes resultados, incluindo recompensa, punição e um controle neutro. Quando as crianças foram colocadas com a boneca Bobo no mesmo cenário que no filme, a maioria delas tratou a boneca Bobo agressivamente, independentemente do resultado comportamental que elas haviam sido mostradas.

The Bandura's Theory of

Anos de estudos sobre o tema da aprendizagem comportamental levaram Bandura a desenvolver uma teoria. Ele acreditava que o aprendizado observacional ocorria em um padrão de quatro etapas. As crianças prestam atenção a algo, retêm o que viram, reproduzem a ação ou a verbalização e as consequências que observam determinam se repetirão a ação no futuro.

Implicações Negativas

Por meio de inúmeras variações Em seu estudo original da boneca Bobo, Bandura descobriu que as crianças eram mais propensas a repetir comportamentos agressivos modelados em filmes do que por atores ao vivo. Talvez seu achado mais perturbador tenha sido que as crianças provavelmente imitavam a agressão observada em personagens de desenhos animados. Isso sugere que o que as crianças veem na televisão, nos filmes e na Internet pode ter um impacto maior em seu comportamento e aprendizado do que na vida real.

Implicações Positivas

Bandura também descobriu que as crianças mostravam Comportamentos positivos ou pró-sociais eram menos propensos a exibir agressividade. Assim, as crianças com modelos positivos de vida e mídia são tipicamente bem-comportadas.

Seus estudos também mostraram que o reforço positivo, ou recompensa, é um melhor motivador na aprendizagem do que o reforço negativo, ou punição. Essas informações podem ajudar pais e educadores a encontrar as melhores maneiras de motivar a aprendizagem cognitiva e comportamental. , , ] ]