casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Sobre a síndrome da criança do meio

A teoria da ordem de nascimento sugere que o lugar entre os irmãos - primogênito, filho do meio, último nascido - influencia a personalidade e a vida adulta. Pesquisadores viram os filhos do meio como tendo o pior negócio porque eles não recebem a atenção dada às crianças mais velhas e mais jovens, resultando em "síndrome do filho do meio".

Dr. Alfred Adler, M.D., um psicanalista austríaco, fundou estudos de ordem de nascimento. Um pioneiro da psiquiatria moderna, Adler teorizou que o lugar de uma pessoa na ordem de nascimento de uma família teve um forte efeito sobre o caráter. Adler era um filho do meio em competição com seu irmão mais velho, Sigmund. Após a morte de Adler, em 1937, suas idéias de ordem de nascimento foram espalhadas em todo o mundo pelos terapeutas adlerianos.

Pesquisa Controvérsia

Os resultados da pesquisa de ordem de nascimento são calorosamente debatidos dentro da comunidade científica. Alguns estudos científicos mostram que a ordem de nascimento influencia o caráter e a carreira; outros estudos não mostram influência. Dr. Frank J. Sulloway, professor visitante da Universidade da Califórnia em Berkeley, argumenta em um ensaio histórico, "Ordem de Nascimento", que a pesquisa realmente mostra que a ordem de nascimento afeta o comportamento adulto.

O psicólogo Kevin Leman explica a teoria da ordem de nascimento em seu livro de 1996, "The Birth Order Book". Leman sugere que o filho mais velho de uma família seja um líder, um pai assistente de irmãos e mais cauteloso do que os outros filhos. Acredita-se que as crianças mais jovens passam suas vidas como o "bebê" da família, com personalidades alegres e bem-humoradas.

Crianças do meio foram descritas como sofrendo de "síndrome do filho do meio", na qual não recebem intensa atenção dos pais dada ao primogênito, nem recebem a indulgência que o filho mais novo é dado. As crianças do meio se queixam de receber apenas brinquedos e roupas de segunda mão quando são crianças e observam as crianças mais velhas e mais jovens monopolizarem a atenção dos pais.

Crianças do ensino médio

Adler sugeriu que os filhos do meio seriam competitivos o filho mais velho e trabalharia duro para ter sucesso em suas carreiras. As crianças do meio também podem ser mais apresentáveis e conviver melhor com os outros do que as crianças mais velhas e mais jovens.

Sulloway, em seu livro de 1998, "Born to Rebel", examinou os papéis históricos desempenhados pelos filhos do meio. Ele descobriu que os filhos do meio, ou "nascidos mais tarde", tendiam a se tornar rebeldes muito mais frequentemente do que os filhos mais velhos. Charles Darwin, o fundador da teoria da evolução na biologia, é citado por Sulloway como um exemplo primordial da criança rebelde do meio.

Lembranças remanescentes

Como adultos, algumas crianças do meio ainda se sentem enganadas por seus pais. amor. Uma pesquisa informal de crianças do ensino médio por The Babywebsite.com afirmou que 42% das mil crianças intermediárias que responderam a uma pesquisa reclamaram que eram forçadas a se cuidar desde cedo, como seus irmãos não eram. , , ] ]