casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Uma lista de verificação para desenvolvimento para crianças de 4 anos

Marcos representam médias, o que pode lhe dar uma idéia sobre o que esperar de seu filho de 4 anos. Esses marcos podem alertá-lo sobre potenciais preocupações e assegurar-lhe que ele está no mesmo nível de outras pessoas da sua idade. Aos 4 anos de idade, o seu filho é considerado um pré-escolar, uma idade em que as habilidades motoras, a linguagem e os marcos do desenvolvimento social são alcançados no que parece ser um ritmo relâmpago. Tenha em mente que todas as crianças são únicas e se desenvolvem em taxas ligeiramente diferentes; Se tiver dúvidas, fale com o pediatra do seu filho.

Habilidades Motoras

As habilidades motoras podem ser divididas em duas categorias distintas: grossa e fina. As habilidades motoras grossas envolvem os grupos musculares maiores que controlam o equilíbrio e atividades como correr e pular. Com a idade de 4 anos, as crianças devem ser capazes de se movimentar de maneira controlada, de acordo com as Great Schools. Isso significa que eles podem começar, parar e girar ao correr, pular em um pé e até galopar. Eles podem facilmente pegar, arremessar em cima e quicar uma bola. Crianças de quatro anos são capazes de se limpar quando se trata de escovar cabelos e dentes e podem se vestir com pouca ajuda de um adulto, observa Great Schools.

Habilidades motoras finas envolvem controle sobre atividades realizadas pelas mãos . As habilidades motoras de uma criança de 4 anos devem ser desenvolvidas até o ponto em que ele possa manusear um lápis ou giz de cera e desenhar algumas formas, de acordo com HealthyChildren.org. Quando se trata de outros dispositivos, uma criança de 4 anos pode usar confortavelmente um garfo e uma colher para comer sem ajuda e cortar em uma linha usando uma tesoura.

Habilidades de linguagem e pensamento

e pensar que os marcos do desenvolvimento parecem crescer exponencialmente quando seu filho atinge seu quarto aniversário. Quando se trata de linguagem, os pais podem esperar que uma criança de 4 anos entenda de 2.500 a 3.000 palavras, de acordo com a PBS Parents. Ela deve falar em frases relativamente complexas que tenham mais de cinco palavras, conte até 4 e até cante músicas simples solo. Ela deve ser capaz de compreender palavras que relacionam uma ideia a outra, como "se", "por que" e "quando". Seu cérebro pode apreender conceitos relacionados a espaço e número, como "mais", "menor", "abaixo" ou "atrás", e nessa idade ela pode distinguir entre fantasia e realidade à medida que começa a desenvolver processos de raciocínio lógico, observa grandes escolas. Essa é a idade em que seu filho começará a entender que uma imagem ou símbolo pode representar algo real (por exemplo, um logotipo para um restaurante favorito) e começar a identificar padrões para categorizar as coisas (coisas arredondadas, azuis etc.). Mesmo que uma criança de 4 anos não possa compreender a diferença entre um ano ou um mês, ela pode entender que algo está acontecendo amanhã contra algo que já aconteceu. Com toda essa atividade acontecendo no cérebro de uma criança de quatro anos, não é de admirar que o MedlinePlus declare que essa é a idade em que uma criança faz mais perguntas.

Habilidades sociais e emocionais -

Social e emocionalmente, o crescimento de uma criança de 4 anos é rápido. Quando se trata de interagir com os outros, a maioria das crianças de 4 anos aprendeu a se revezar, compartilhar e cooperar, de acordo com o Medline Plus, embora seja normal que esse comportamento regrida de tempos em tempos. Quando uma criança de 4 anos de idade é louca, ele é capaz de verbalizar isso em vez de recorrer a formas mais físicas de comunicação, como bater ou chutar. Emocionalmente, ele é capaz de sentir ciúmes e pode até começar a mentir quando precisa se proteger. Dito isto, ele ainda é jovem demais para compreender conceitos morais mais complexos, como certo ou errado. Embora seja provável que um adolescente de 4 anos seja ferozmente independente, ele é conhecido por se rebelar quando as expectativas impostas pelos responsáveis ​​são excessivas. E mesmo que uma criança de 4 anos possa distinguir fato de ficção, ele ainda gosta de fingir e pode ter imaginações vívidas que incluem amigos imaginários, declara as Great Schools.