casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Etapas do desenvolvimento intelectual em crianças e adolescentes

Pesquisadores de psicologia estudaram o desenvolvimento intelectual de crianças e adolescentes desde que Sigmund Freud apresentou sua teoria sobre o desenvolvimento infantil. Na psicologia moderna, as teorias de palco, nas quais as crianças se graduam para o próximo estágio de desenvolvimento social após concluírem os desenvolvimentos cognitivos necessários, tornaram-se a norma para os pesquisadores e serviram de base para os sistemas de ensino e o ensino. Teorias de dois estágios, que talvez sejam as mais usadas hoje em dia, foram desenvolvidas por Jean Piaget e Erik Erikson.

A teoria do desenvolvimento de Piaget | Jean Piaget quebrou sua teoria de palco em quatro estágios do desenvolvimento cognitivo. A primeira etapa ocorre durante os dois primeiros anos da vida da criança, na qual ela aprende funções motoras básicas, começa a entender o comportamento orientado por objetivos e desenvolve a permanência do objeto. A próxima etapa acontece em crianças com idades entre dois e sete anos, e é marcada por um rápido aumento nas habilidades de linguagem e capacidade de se engajar no pensamento simbólico. Por volta ou pouco depois dos sete anos, as crianças entram no próximo estágio de desenvolvimento em que são capazes de entender as perspectivas de outras pessoas, mas ainda não podem pensar em termos abstratos.

Erikson's Theory of Development -

Erik Erikson's os estágios de desenvolvimento cognitivo foram um pouco mais complexos que a teoria e o recurso originais de Piaget conflitam que as crianças precisam resolver antes de passar para o próximo estágio. Ter um resultado bem-sucedido em um estágio aumenta a probabilidade de a pessoa ter um resultado bem-sucedido na próxima etapa. Por exemplo, nos primeiros 18 meses, Erikson afirma que as crianças passam pela crise de “confiança versus desconfiança”, na qual precisam descobrir se podem confiar nos outros para atender às suas necessidades. Na época do segundo estágio de Piaget, as crianças entram na crise de “autonomia versus vergonha e dúvida”, seguida pela fase “iniciativa versus culpa”, de acordo com Erikson.

Desenvolvimento como adolescentes e adolescentes

Tanto Erikson quanto Piaget compartilhar uma crença em um estágio importante de desenvolvimento que começa por volta dos 12 anos de idade ou no início da puberdade. Durante esse período, as crianças desenvolvem um senso de quem são como pessoa e se tornam mais capazes de ver as coisas de múltiplas perspectivas, bem como pensar abstratamente. Erikson chama essa crise de estágio de “conquista de identidade versus confusão de papéis”, em que a criança deve se tornar adulta e aprender a formar e desenvolver metas, opiniões e atitudes.

Desenvolvimento Moral

Para o desenvolvimento cognitivo, existem teorias de palco sobre o desenvolvimento moral que as pessoas passam quando envelhecem. Piaget acreditava que quando as crianças são jovens, elas seguem o realismo moral no qual elas aderem estritamente às regras, não importando a situação. À medida que as crianças crescem, elas desenvolvem mais relacionamentos interpessoais que levam a descobertas pessoais onde começam a entender que as regras podem ser quebradas para o bem maior. , , ] ]