casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Ferramentas de Avaliação do Desenvolvimento na Primeira Infância

A primeira infância é um período crítico na vida da criança, durante o qual a linguagem, a alfabetização, as habilidades motoras, sociais, emocionais e precognitivas estão se desenvolvendo. Pais, médicos, pré-escolares e creches precisam entender como a criança está se desenvolvendo para garantir que eles estejam fornecendo estimulação apropriada ao desenvolvimento. Ferramentas de avaliação de desenvolvimento na primeira infância estão disponíveis para ajudar a medir o nível de crescimento do desenvolvimento de uma criança. Ferramentas de avaliação são usadas para rastrear, conduzir atividades de avaliação contínua e diagnosticar problemas de desenvolvimento.

Triagem

A triagem de desenvolvimento é o processo de examinar várias áreas de desenvolvimento em um nível superficial para verificar se uma criança é desenvolvimento como esperado. Se uma criança não atende às expectativas em uma avaliação de triagem, ela pode ter um problema de desenvolvimento, mas não necessariamente. O rastreio centra-se na procura de crianças que possam beneficiar de uma avaliação mais extensa e aprofundada para determinar se existem atrasos reais de desenvolvimento.

Ferramentas de Avaliação de Rastreio

Algumas das ferramentas de avaliação de ecrã mais comuns são: Teste de Rastreio II, o Questionário de Idades e Estágios, o Inventário de Rastreio Precoce-Revisto (ESI-R), o Perfil de Aprendizagem Precoce do Havai (HELP) e os Indicadores de Desenvolvimento para a Avaliação da Aprendizagem (DIAL). As ferramentas de triagem são administradas por pessoal treinado. O nível de treinamento é o treinamento básico sobre como administrar a ferramenta adequadamente, como avaliar o desempenho e como determinar a pontuação de uma criança. A pessoa que administra a ferramenta de rastreamento não precisa ser especialista em avaliação e avaliação.

Avaliação contínua

De acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, a diferença entre a triagem e a avaliação contínua é que a triagem oferece uma rápida olhada no desenvolvimento, enquanto a avaliação contínua analisa o desenvolvimento de forma consistente e contínua ao longo do tempo. A avaliação contínua é um processo que coleta informações sobre os pontos fortes e fracos de uma criança, seus níveis de funcionamento e características específicas de seu estilo de aprendizagem ou aprendizado. Algumas ferramentas de avaliação contínua estão vinculadas a um currículo específico e documentam o progresso na aprendizagem por meio dos objetivos do currículo.

Ferramentas de avaliação contínua

Algumas ferramentas de avaliação contínua estão alinhadas ao currículo específico, como Alto Escopo, Currículo Criativo e Projeto Construct. Essas avaliações contínuas são empregadas para determinar o progresso de uma criança no cumprimento dos objetivos do currículo. Outro processo de avaliação de desenvolvimento utiliza anotações casuais, que é um processo de documentar eventos significativos ou comportamentos observáveis para fornecer informações contínuas sobre o progresso do desenvolvimento. Ferramentas de avaliação contínua ajudam os professores a identificar o que uma criança sabe e o que ela está pronta para aprender. Os professores são treinados sobre como administrar a ferramenta de avaliação contínua relacionada ao currículo usado na sala de aula. Eles também recebem treinamento sobre como tomar notas ou registros informativos de qualidade.

Avaliação Diagnóstica

A avaliação diagnóstica é um processo que examina áreas de interesse específico ou analisa uma ampla gama de desenvolvimento. Os instrumentos de avaliação diagnóstica são normalmente padronizados para um grande número de crianças, e é fornecida uma pontuação que reflete o desempenho de uma criança relacionada a outras crianças da mesma idade, sexo e origem étnica. Uma avaliação diagnóstica geralmente resulta em um rótulo ou diagnóstico sendo dado a uma criança. Alguns rótulos comuns estão relacionados à inteligência, retardo mental, autismo, dificuldades de aprendizagem, deficiência sensorial (surda, cega) e distúrbios neurológicos. As pessoas que administram ferramentas de avaliação diagnóstica devem atender aos padrões estaduais e nacionais, certificação ou requisitos de licenciamento.

Ferramentas de avaliação diagnóstica

Algumas ferramentas de avaliação diagnóstica usadas para determinar ou identificar problemas de desenvolvimento são: Wechsler Preschool and Primary Scale of Intelligence (WPPSI), as Escalas Bayley de Desenvolvimento Infantil, eletroencefalograma (EEG), Bateria de Avaliação Kaufman (K-ABC), o Inventário de Desenvolvimento Battelle, o Teste de Vocabulário de Imagem Peabody e a Pesquisa de Avaliação Pré-Linguística (Pré-LAS). Muitas outras ferramentas de avaliação diagnóstica estão disponíveis para a primeira infância. O Instituto Buros de Medidas Mentais da Universidade de Nebraska publica o Anuário da Maturidade Mental de Buros, que ajuda os educadores e outros profissionais de cuidados infantis a escolherem uma ferramenta que seja confiável e altamente conceituada na comunidade de avaliação. , , ] ]