casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Atividades para estimular bebês

Seu novo bebê tem muito a aprender. Seu cérebro precisa de estímulo. Ele começa com uma série de reflexos que o ajudam a chupar, enraizar, agarrar o dedo e assustar-se com ruídos altos. Ele pode ouvir, ver, cheirar, provar e tocar. Em seu primeiro ano, ele desenvolve habilidades motoras, controle das mãos, habilidades de linguagem e habilidades sociais e emocionais. Ele precisa de você para ajudá-lo a se desenvolver, proporcionando um ambiente seguro e carinhoso com o tipo certo de estimulação.

Recém-nascido

Música suave estimula seu bebê a ouvir. Você pode segurá-la em seus braços e balançar suavemente. O som da sua voz pode acalmá-la quando ela está acordada, mas se agitando. Faça contato visual, quando seu bebê puder ver seu rosto. Mesmo antes das três semanas de idade, ela copia seus movimentos faciais, como cutucar a língua, de acordo com Andrew N. Meltzoff e M. Keith Moore, escrevendo na revista Science. Incentive o tempo de barriga, deixando seu bebê deitar de barriga às vezes, enquanto ela está acordada, para que ela possa aprender a virar e levantar a cabeça. Ajude-a com foco nos olhos, deixando-a ver chocalhos coloridos e espelhos seguros no berço.

Um a Três Meses

Quando seu bebê começar a sorrir e desfrutar de brincadeiras sociais com você, ele começará a rir em voz alta. Fale com ele, cante canções de berçário e faça caretas para ele copiar, desenvolver sua linguagem e habilidades sociais. Concentre-se na atividade motora movendo gentilmente seus braços e pernas ao redor dele enquanto eles começam a ficar mais fortes. Bata palmas e bombeie as pernas cuidadosamente, preparando-o para rastejar e rastejar. Trabalhe no foco dos olhos movendo objetos lentamente dentro de seu campo de visão para encorajá-lo a seguir objetos com os olhos.

Seis a sete meses

Na metade do primeiro ano, seu bebê está pronto para se mexer. Brinque com ela enquanto ela rola no chão e se senta. Ela logo aprende a se equilibrar, de acordo com os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças. Ofereça brinquedos com diferentes formas e texturas para estimular o controle motor fino, pois ela aprende a transferir brinquedos de uma mão para outra. Jogue peek-a-boo e esconda os brinquedos embaixo das almofadas, deixando o bebê encontrá-los. Isso ajuda a aprender a entender onde eles foram. mesmo quando ela não pode vê-los: um marco importante em seu desenvolvimento intelectual, sugere Kidshealth.org.

Um ano

Durante a segunda metade do seu primeiro ano, seu bebê começa a se locomover em seu barriga. Enrole as bolas grandes na direção, em seguida, longe dele para encorajá-lo a se contorcer e engatinhar, fortalecendo os músculos centrais e promovendo a mobilidade. Enquanto ele ganha um bom controle sobre suas mãos, observe enquanto ele pega brinquedos em uma pinça e bate em dois objetos juntos. Ofereça-lhe blocos e empilhando brinquedos e incentive-o a ajudar-se a se vestir. Ele provavelmente balbucia ruidosamente agora, copiando o som de uma voz adulta usando palavras sem sentido. Ele entende palavras isoladas, então fale com ele freqüentemente em frases curtas, nomeando objetos e ações pela casa. Trabalhe em pé, encorajando-o a se levantar e a equilibrar-se usando móveis resistentes, e ofereça-lhe brinquedos de empurrar para incentivar seus primeiros passos.