casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Desenvolvimento Físico na Infância

Embora o desenvolvimento de cada pessoa seja único, o crescimento e a mudança são uma parte inegável da condição humana, de acordo com a professora adjunta da Universidade Estadual da Virgínia e especialista em desenvolvimento infantil Novella J. Ruffin, Ph.D. na “Virginia Tech Cooperative”. Extensão "artigo" Entendendo o Crescimento e os Padrões de Desenvolvimento dos Bebês ". Durante o primeiro ano de vida do seu filho, espere ficar maravilhado sempre que se desenvolver fisicamente e alcançar vários marcos no desenvolvimento.

Padrão Típico de Desenvolvimento -

Assim como no crescimento cognitivo, social e emocional, o desenvolvimento físico ocorre em uma sequência geral. Embora exista um padrão previsível de desenvolvimento físico, lembre-se de que toda criança se desenvolve em seu próprio ritmo e que seus filhos atingirão determinados marcos em diferentes idades. Algumas crianças até pulam certos passos no desenvolvimento físico, como caminhar direto, em vez de rastejar, depois caminhar. Normalmente, o desenvolvimento físico do seu filho deve progredir do centro do corpo para fora e de cima para baixo, diz Angela Oswalt, MSW no artigo “Serviços para os Sete Condes", "Desenvolvimento Físico na Infância: Habilidades Motoras Brutas". Habilidades

Habilidades motoras grossas ou grandes se desenvolvem primeiro, quando seu bebê começa a explorar o espaço ao redor dele e tenta ganhar o controle de suas partes do corpo. Durante seu primeiro ano, seu filho deve dominar uma série de habilidades motoras grossas. Entre um e dois meses, ele começará a levantar e levantar a cabeça. Cerca de quatro meses, seu bebê pode começar a rolar de um lado para o outro. Entre sete e nove meses, seu filho pode sentar-se sem ajuda, engatinhar e se levantar. A última virá caminhando, que normalmente começa por volta dos 11 ou 12 meses, ou até 1 ou 2 meses depois.

Desenvolvendo Habilidades Motoras Finas

Habilidades motoras finas requerem o uso de músculos menores nos dedos e nas mãos. Durante seus primeiros meses, os movimentos da mão do bebê são principalmente reflexos, diz Ruffin. Entre três e seis meses, seu bebê começará a tocar, agarrar e mover objetos até a boca. Por volta dos 9 meses, seu bebê pode começar a pegar os itens agarrando-os entre o polegar e o dedo indicador. Aos 11 meses, seu filho deve ser capaz de transferir objetos médios para um contêiner, enquanto ela pode começar a empilhar em torno de 12 meses.

Promovendo o Desenvolvimento Físico

O desenvolvimento físico não acontece instintivamente, segundo Oswalt. Portanto, é importante dar ao seu filho inúmeras oportunidades de praticar tanto as habilidades motoras finas quanto as grossas. Simplesmente tendo consciência das ações e interesses de seu filho e seguindo seu exemplo, você pode incentivar e promover um desenvolvimento físico saudável com o mínimo de esforço. Por exemplo, colocar um objeto fora do alcance do bebê enquanto ela está de barriga para baixo, em vez de colocá-lo na frente dela ou tocar uma música à qual ela responde, chutando as pernas ou balançando para frente e para trás dá ao seu filho a chance de praticar , que constrói a força muscular.

Quando consultar o seu pediatra

Embora seja verdade que todos os bebês desenvolvem em ritmos diferentes, existem certos marcos de desenvolvimento físico que o seu filho deve definitivamente alcançar no momento em que ele se torna um . Pode ser que seu filho esteja no caminho certo e precise de um pouco mais de prática motora, ou pode haver a possibilidade de ele ter um atraso no desenvolvimento. Se, por um ano, seu filho não puder usar a pinça para pegar objetos, não engatinhar ou não puder ficar de pé quando receber o apoio ou não usar as mãos para gesticular ou apontar para as coisas, é uma boa ideia. idéia converse com seu médico sobre avaliação adicional e intervenção precoce, se necessário.

, , ] ]