casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Jogos de Habilidades Sociais para Crianças com Necessidades Especiais

Pais, assistentes sociais e educadores podem organizar jogos que apóiem o desenvolvimento do desenvolvimento, habilidades sociais e habilidades motoras de crianças com necessidades especiais, postula Barbara Sher, autora de "Jogos de Intervenção Precoce: Diversão, Maneiras alegres de desenvolver habilidades sociais e motoras" em crianças com distúrbios do espectro do autismo ou do processamento sensorial ". Além de promover habilidades sociais, esses jogos podem melhorar a taxa de inclusão de crianças com necessidades especiais em atividades em grupo.

A interpretação de papéis fornece amplos momentos de aprendizado para crianças com necessidades especiais, aconselha Marnell L. Hayes em "Competências Sociais: O Resultado Final para o Sucesso de LD em Adultos". Uma festa de chá permite que as crianças ensaiem as boas maneiras à mesa e conversem. Uma cozinha lúdica incentiva as crianças a interagir enquanto emulam tarefas da vida diária. Se o seu filho tiver conflitos na escola, use a dramatização de papéis para apoiar o seu filho em soluções de debate para os conflitos e, em seguida, faça-o ensaiar a implementação dessas soluções. Dê ao seu filho a chance de criar situações de RPG para você também.

Crescer com jogos de tabuleiro

Jogos de tabuleiro fornecem excelente prática de habilidades sociais para crianças com necessidades especiais. Eles dão prática às crianças em convenções sociais básicas, como se revezar, interagir com os colegas, resolver problemas, seguir regras e trabalhar juntos em direção a um objetivo comum. O aspecto tátil dos jogos de tabuleiro envolve muitas crianças, demonstrando como elas podem aproveitar o processo do jogo em vez de se concentrar em quem vence ou perde.

Free-For-All

Especialista em educação infantil e autora, Barbara Lowenthal, recomenda a transição gradual de crianças com necessidades especiais em curtos períodos de tempo de brincadeira livre, o que proporciona diversas oportunidades de interação social. Lembre todas as crianças de acordos comunitários antes de instituir atividade de brincadeira livre. Atribuir papéis às crianças para ajudá-las a se apoiarem mutuamente e garantir a inclusão. Forneça atividades vagamente estruturadas e abertas, como ferramentas em uma bandeja de areia, uma área de lazer aquática com baldes, pintura em aquarela, uma caixa cheia de bolas saltitantes, giz, cordas de pular, bolhas de sabão com varinhas e bambolês. > , , ] ]