casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Desenvolvimento emocional e social na primeira infância

O desenvolvimento social e emocional do seu filho ajuda-o a compreender os comportamentos que o seu filho apresenta. Embora as crianças se desenvolvam e amadureçam em ritmos diferentes, o desenvolvimento social e emocional geralmente ocorre em estágios previsíveis. Uma compreensão desses estágios ajudará a determinar a normalidade dos comportamentos do seu filho.

Trust vs. Mistrust

Um psiquiatra, Erik Erikson, propôs confiança versus desconfiança como o primeiro estágio socioemocional do desenvolvimento infantil. Esta fase ocorre desde os 0 aos 2 anos, quando a criança desenvolve um sentimento de confiança, segurança e otimismo ou, se mal ajustada, desenvolve desconfiança e insegurança. Durante esse estágio de desenvolvimento socioemocional, seu filho desenvolve um senso de autoconceito e forma o apego. Seu bebê vai explorar seu corpo, sugando seus dedos, explorando suas mãos e olhando para o lugar em seu corpo onde você toca nele. Seu bebê responde positivamente ao toque e começa a mostrar emoções através de suas reações a pessoas e situações, de acordo com o Illinois Early Learning Project. Nesse estágio, seu bebê também mostra preferência por cuidadores, já que ele começa a diferenciar amigos e desconhecidos, e pode ficar ansioso quando separado de seu cuidador preferido, de acordo com o site da PBS.

Autonomy vs. Shame

Autonomia versus vergonha, a segunda etapa do desenvolvimento socioemocional, segundo Erikson, ocorre entre os 2 e 4 anos de idade. Este estágio determina se uma criança desenvolverá um sentimento de orgulho em sua autonomia, vergonha e insegurança. Nesse estágio de desenvolvimento, seu filho começa a demonstrar orgulho pelas realizações e torna-se mais assertivo, dirigindo os outros e sentindo-se à vontade para dizer aos outros "não". Seu filho desenvolveu mais plenamente seu senso de autoconsciência, identificando-se por gênero e avaliando-se como bom, ruim ou atraente, de acordo com um relatório da PBS. De acordo com o Projeto de Aprendizagem Precoce de Illinois, as emoções durante este estágio geralmente se revelam imprevisíveis com freqüentes altos e baixos. Incapaz de entender a necessidade de limites, regras e restrições freqüentemente resultam em birras. Embora a agressividade nessa idade tenda a aumentar, seu filho também resolverá desentendimentos com amigos e aprenderá a compartilhar e revezar-se.

Iniciativa vs. Culpa

Iniciativa versus culpa, o estágio final de desenvolvimento socioemocional da primeira infância de acordo com Erikson, dura desde a idade de 4 a 6 anos de idade. Esta fase centra-se na socialização e no jogo. A criança bem desenvolvida torna-se capaz de imaginar, cooperar e liderar ou seguir conforme necessário. Quando não desenvolvida adequadamente, esse estágio leva à culpa, o que resulta em uma criança com medo incapaz de se conectar verdadeiramente com os colegas e iniciar um jogo ativo e imaginativo. Como este estágio de desenvolvimento se concentra principalmente em habilidades sociais, o desenvolvimento de amizades faz parte integrante da vida de seu filho. Seu filho aprende a se relacionar com os outros e muitas vezes se compara aos colegas. Seu filho explora a moralidade nesse estágio, assim como ele considera justiça e bom ou mau comportamento. Seu filho se vê muito preocupado em agradar seus amigos, o que pode levar a um mau comportamento, apesar de sua crescente consciência de bom e mau comportamento. Os pais devem enfatizar a diferença entre acidentes e maus comportamentos intencionais, bem como a diferença entre uma ação ruim e uma pessoa ruim, aconselha o Projeto de Aprendizagem Precoce de Illinois.

Incentivando o Desenvolvimento

O Centro Nacional de Deficiências de Aprendizagem oferece técnicas para incentivar o desenvolvimento social e emocional do seu filho. Seu filho precisa de um lar previsível e amoroso, onde se sinta seguro para explorar a si mesmo e desenvolver habilidades. Proporcionar estrutura e rotinas diárias, enquanto incentiva sua independência com elogios para apoiar seu crescimento social e emocional. Ensinar seu filho seu nome, os nomes dos pais, sexo, idade e endereço não apenas o ajudará a se sentir mais seguro quando seu filho frequentar a escola ou visitar amigos fora de casa, mas também ajudá-lo a desenvolver um senso de autonomia e autonomia. para o desenvolvimento social e emocional bem sucedido. Proporcione ao seu filho uma interação social frequente com os colegas e observe a brincadeira dela. Ouça o que ela diz sobre os amigos e use esses momentos de brincadeira e reflexão como uma oportunidade para ensinar cooperação, solução de problemas, resolução de conflitos e amizade.

Questões a serem observadas

As crianças desenvolvem-se em velocidades diferentes e o crescimento social e emocional do seu filho pode não corresponder ao esquema previsível. No entanto, os desafios no desenvolvimento social e emocional podem indicar uma dificuldade de aprendizagem ou atraso, de acordo com o Centro Nacional de Deficiências de Aprendizagem. Se o seu filho tem dificuldade para se juntar amigos e manter status social positivo, manter o controle quando frustrado, joga birras longas e frequentes, intimida outras crianças, parece deprimido ou retirado ou sofre de ansiedade de separação, mesmo em ambientes familiares, pode ser necessário entrar em contato com seu pediatra ou um especialista em desenvolvimento.

, , ] ]