casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Alternativas para fórmulas infantis

Muitos pais hoje usam fórmulas infantis tradicionais para alimentar seus bebês. Há casos, no entanto, em que esse tipo de fórmula é inadequada. Alguns lactentes têm intolerância à fórmula comercial. Bebês prematuros geralmente precisam de fórmulas especializadas para atender a necessidades específicas. Muitos pais optam por evitar fórmulas comerciais devido a contaminantes químicos ligados a efeitos adversos à saúde. Felizmente, existem alternativas que proporcionam ao seu bebê uma nutrição igual ou melhor.

Leite materno

A maioria dos pediatras recomenda a amamentação quando possível. Segundo a Academia Americana de Pediatria, os bebês devem amamentar exclusivamente até os 6 meses de idade. Enquanto a mãe for capaz de produzir leite adequado, a amamentação deve ser continuada em conjunto com alimentos sólidos até o primeiro aniversário da criança. O leite materno é a fonte de nutrição mais adequada nutricionalmente para bebês.

Leite de cabra

O uso do leite de cabra como fórmula infantil é o mais comparável ao leite materno humano. O objetivo leite fornece quantidades adequadas de gorduras e proteínas, mas fica aquém do fornecimento de ácido fólico e vitamina B12. Suplementar com uma criança multi-vitamina que contém ácido fólico e B12 deve cobrir a deficiência. Se as calorias precisam ser aumentadas, a adição de cereais de arroz ou xarope de milho pode ajudar. Embora o leite de cabra fresco seja o melhor, o leite de cabra condensado ou em pó está disponível e é suficiente para fazer fórmulas infantis. O seu pediatra pode nem sempre estar a bordo quando se trata de fórmula caseira para bebês. Como pais, você tem que decidir o que é melhor para o seu bebê. Se você decidir que a amamentação não é possível e que as fórmulas não são uma opção, a fórmula caseira para bebês pode ser considerada. Existem muitas receitas disponíveis para fórmulas infantis caseiras, mas você deve ter algumas coisas em mente ao escolher uma. Certifique-se de que seu bebê receba calorias, proteínas e gordura suficientes. Você precisará se comprometer a fazer a maioria das fórmulas diariamente para obter os melhores resultados e um ótimo frescor. A maioria das receitas de fórmula é construída para fornecer nutrição ideal para bebês. Receitas modificadoras devem ser evitadas, por isso certifique-se de escolher uma que você pode se comprometer a longo prazo.

Quando consultar um médico

Mesmo se você temer a oposição do seu pediatra, você deve consultá-lo ou outro médico pediátrico confiável antes de iniciar seu filho em uma nova fórmula. Se o seu filho tiver necessidades nutricionais especiais, fale com o seu médico para se certificar de que a sua fórmula alternativa atende às recomendações estabelecidas. Se seu filho não ganhar peso adequadamente, consulte seu médico imediatamente, pois isso pode indicar desnutrição ou ser um sinal de outra condição de saúde.