casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Você pode ingerir proteína de soja enquanto está grávida?

Nos últimos anos, tem sido expressada alguma preocupação de que a soja não seja saudável - em geral ou durante a gravidez. A base para essa preocupação é que a soja contém hormônios vegetais chamados fitoestrogênios, que são similares ao hormônio estrogênio humano. Estudos sugerem que a soja é bastante segura durante a gravidez, no entanto, além de ser nutritiva.

Fitoestrogênios

Produtos químicos, incluindo hormônios, têm efeitos no corpo que eles exercem ao se ligarem a receptores. É possível que um produto químico imite a atividade de outro, se as duas moléculas tiverem formas semelhantes. Os fitoestrógenos, os hormônios vegetais encontrados na soja, têm formas semelhantes às do estrogênio humano. Como altos níveis de estrogênio podem aumentar o risco de certos tipos de câncer e outras condições de saúde, tem havido alguma preocupação de que os fitoestrogênios possam ter efeitos similares ou danificar bebês não-nascidos.

Soja e Câncer

Estudos que examinaram a relação entre o consumo de soja e o câncer não conseguiram mostrar que comer soja aumenta o risco de câncer, ou qualquer outro risco à saúde. Além disso, estudos realmente sugerem o contrário - aqueles que consomem grandes quantidades de soja parecem ter taxas mais baixas de câncer do que aqueles que não consomem soja. Isso é particularmente verdadeiro no caso de câncer de mama e de cólon, observa um estudo realizado em 1991 pelo Dr. M. Messina e colegas no "Journal of National Cancer Institute". Soy and Infants

Embora seja difícil, de Do ponto de vista ético, para realizar testes em mulheres grávidas, alguns estudos mostraram que o consumo de soja é perfeitamente seguro para bebês. Um estudo de 2002 no "Journal of Nutrition", do Dr. Thomas Badger e colegas, aponta que os bebês que consomem fórmula de soja consomem a maior quantidade de soja por quilo de peso corporal de qualquer grupo nos Estados Unidos. Como esse grupo parece não sofrer nenhum efeito negativo, é razoável extrapolar que o consumo de soja durante a gravidez não é perigoso para bebês em desenvolvimento.

Outras preocupações

Outra preocupação comum que as mulheres grávidas têm às vezes com relação à soja proteína é que, uma vez que é um alérgeno comum, pode aumentar a probabilidade de o bebê nascer com alergias alimentares. Drs. Michael Roizen e Mehmet Oz, em seu livro "You: Having A Baby", observam que não há evidências que sugiram que a dieta materna influencia as alergias alimentares na infância. Como tal, você pode consumir com segurança a proteína de soja sem preocupação.