casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Jogos de Quebra-gelo para Crianças

Novas situações sociais, como o primeiro dia de aula, podem ser intimidadoras para as crianças. Felizmente, vários jogos de quebra-gelo internos podem ser usados ​​para incentivar a socialização e ajudar as crianças a se conhecerem. Além de exigir que as crianças interajam, o site FamilyEducation observa que os quebra-gelos também ensinam as crianças a seguir regras, resolver problemas e melhorar as habilidades de escuta.

Detetive bobo:

Jogue um intrigante jogo de detetive para ajudar as crianças a se tornarem mais confortável em um ambiente social, sugere o site EducationWorld. Crie uma folha de dicas que liste várias sentenças inacabadas, por exemplo, "Meu animal favorito é ___

" ou "Eu quero ser um _ quando eu crescer". Dê a cada criança uma cópia da lista e diga a elas tudo para preencher os cobertores em silêncio. Quando todos terminarem, pegue os lençóis e embaralhe-os. Entregue a cada criança uma folha anônima de dicas e anuncie que é hora de diminuir os suspeitos. Diga a cada criança para se deslocar pela sala, fazendo perguntas até que ela descubra a quem sua folha de legenda pertence. Quando todos tiverem encontrado um culpado, peça a cada criança que introduza o “suspeito” a todo o grupo. Você está certo de ter algumas risadinhas enquanto tentam descobrir quem é quem.

Quem sou eu?

Junte um pouco de papel, caneta, chapéu e fita para tocar “Nome em um chapéu, ”Sugere Disney Family Fun. Peça que cada criança escreva seu nome em um pequeno pedaço de papel e coloque-o em um chapéu. Revezem-se escolhendo um nome do chapéu e colando-o na testa de outra criança, sem permitir que a criança veja o nome no papel. Diga às crianças para se misturarem, fazendo perguntas aos outros sobre o nome em sua testa. Por exemplo, ela pode perguntar: "Eu tenho cabelo loiro?" Ou "Eu sou mais baixo do que você?" As crianças devem continuar fazendo perguntas até que cada jogador descubra qual nome está na testa dela.

Conhecendo você

Crie uma série de cartões de bingo, mas em vez de usar os números tradicionais, escreva frases breves em cada caixa. Por exemplo, "Eu tenho um gato de estimação", "Eu tenho um irmão mais velho" ou "Eu gosto de azeitonas verdes". Diga às crianças para andarem pela sala, pedindo a outras crianças que assinem as caixas que se aplicam a elas. O primeiro filho a ter cinco quadrados assinados sucessivamente ganha o jogo. Este jogo não é apenas divertido, é uma maneira fantástica de as crianças aprenderem mais umas sobre as outras.