casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Como um bebê prematuro parece?

A maioria dos pais expectantes não sonha que o bebê nasça prematuramente, mas essa ocorrência é uma realidade para muitos. Bebês prematuros, devido à sua chegada precoce, têm o potencial para problemas de saúde tanto no nascimento como mais tarde na vida. Muitos pais inesperadamente enfrentam um período de tempo em que seu bebê prematuro deve crescer e se recuperar no hospital sem estar preparado para o que ela vai parecer. Um bebê prematuro pode parecer muito diferente de um bebê nascido a termo.

Prematuridade

Uma gravidez típica tem cerca de 40 semanas de duração e um bebê prematuro é um nascido antes de 37 semanas de gestação. De acordo com a Fundação March of Dimes, mais de meio milhão de bebês prematuros nascem a cada ano, com mais de 70% chegando entre 34 e 36 semanas de gestação. Menos de 1% dos bebês nascem antes das 28 semanas.

Quanto mais cedo um bebê nasce, mais notável é a diferença na aparência da pele. Bebês nascidos várias semanas antes têm pele fina que parece translúcida. A pele pode ser rosa e brilhante, e as veias são visíveis abaixo da superfície. Os bebês prematuros também têm cabelos finos e macios que cobrem seus corpos. Isso é chamado de lanugo e está presente no útero, mas geralmente desaparece antes do nascimento em um bebê a termo.

Bebês prematuros pesam menos porque não tiveram mais tempo no útero para crescer. Por esta razão, eles são pequenos em tamanho e freqüentemente pesam menos de cinco quilos. Bebês prematuros não têm gordura marrom, que é uma fonte de isolamento no nascimento. Esses bebês são incapazes de regular sua temperatura e são propensos à perda de calor. A falta de gordura marrom também contribui para o tamanho pequeno e a aparência fina de um bebê prematuro.

Como um bebê prematuro é pequeno e pouco desenvolvido, ele não tem tanto vigor quanto um bebê a termo. Um bebê prematuro tem um choro fraco e menos energia para atividades. Ele pode dormir a maior parte do tempo e nem mesmo acordar para comer. Seu tônus ​​muscular pode ser ruim e seus braços e pernas parecerão frouxos. A força muscular e o aumento da energia se desenvolverão à medida que ele cresce.

Equipamentos

Um bebê prematuro pode precisar da assistência de dispositivos médicos para ajudá-la a respirar e regular suas mamadas. Ela pode ter dificuldades com a alimentação e deve levar comida através de um tubo que entra pelo nariz e termina no estômago. O leite materno é periodicamente bombeado através deste tubo para alimentação, mas quando não está em uso, permanece ligado ao rosto. Um bebê que tenha problemas para respirar pode precisar de ventilação, que inclui um tubo que entra na boca e é preso no lugar. O tubo é conectado a uma máquina que empurra pequenas quantidades de ar oxigenado diretamente para os pulmões para ajudar na respiração.