casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Frequência do movimento do bebê durante a gravidez

Sentir o movimento do seu bebê é um dos principais marcos de qualquer gravidez, mas pode ser surpreendente no começo. Os movimentos do seu bebê podem parecer pipocas ou asas de borboleta esvoaçantes no início e parecer mais nítido à medida que o bebê cresce. Esses movimentos às vezes podem causar dor ou manter você acordado durante a noite, mas são um sinal positivo de que seu bebê está ativo e se movimentando.

Quando começar ...

Nem todas as futuras mamães sinta o movimento no mesmo ponto, mas a maioria das mulheres começará a sentir o bebê se mover entre 16 e 22 semanas de gravidez. Algumas mulheres podem sentir o primeiro movimento tão cedo quanto 13 semanas. Pode ser mais fácil para as mulheres que tiveram gestações anteriores notar o movimento do que as mulheres que estão tendo o primeiro bebê. As mães de primeira viagem podem não sentir nada até 18 a 20 semanas.

Frequência normal

Depois de sentir o primeiro chute, os movimentos do bebê devem se tornar cada vez mais frequentes. De um modo geral, um bebê saudável vai se mover pelo menos 10 vezes ao longo de duas horas. Seus movimentos eventualmente podem diminuir quando você estiver com 32 semanas ou mais grávida, já que o bebê terá menos espaço para se movimentar no útero. Uma vez que você começou a sentir o chute do bebê, acompanhar a frequência dos movimentos dele lhe dará uma idéia de como ele está se desenvolvendo.

Contando os chutes

Manter um registro dos movimentos do seu bebê permite que você notar padrões em seu movimento e garantir que nada esteja errado. Comece a acompanhar quando você inicia sua 28ª semana de gravidez ou inicie na 24ª semana se tiver alguma complicação. Todos os dias, durante o período em que você sente que o bebê se move mais, deite-se do lado esquerdo e dedique o tempo necessário para senti-la se mover 10 vezes. Anote a data e a duração do tempo.

Sinais de um problema