casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Como lidar com desafiadores pré adolescentes

Os anos pré-adolescentes são frequentemente intensos tanto para pais quanto para filhos. As crianças estão em um estado intermediário interessante e os pais ficam confortáveis com seus filhos sendo menos dependentes, mas possivelmente não tão responsáveis ou respeitosos quanto gostariam. O desafio geralmente é um sinal de que o relacionamento entre pai e filho pode se beneficiar de alguns limites tanto quanto fortalecedores e claros.

Liderar por exemplo

Modele o comportamento que você quer da sua pré-adolescência. Embora haja muitas maneiras de incentivar o comportamento respeitoso de seu adolescente em crescimento, a modelagem do comportamento que você deseja ver tem o impacto mais forte. Se você quiser que seu filho fale respeitosamente, observe seu próprio nível de volume e tom. Se não for o que você quer ouvir, verifique-se e modifique sua voz. Ao descobrir como lidar com o comportamento de seu filho, faça sua parte para oferecer um exemplo carinhoso.

Desenhe uma linha no meio de um pedaço de papel para ajudá-lo a decidir o que você precisa endereçar. Na metade esquerda, anote quais comportamentos não estão funcionando. No lado direito, escreva quais comportamentos funcionariam. Se você não quer que sua pré-adolescência jure quando está com raiva, uma alternativa pode ser a criança compartilhar que ele se sente irritado e depois falar sobre o que ele precisa ou quer. Tome seu tempo com isso e pergunte a um amigo, conselheiro ou treinador dos pais, se você precisar de ajuda para chegar a comportamentos alternativos.

apreciá-la e mostrar interesse em quem ela é como uma pessoa em a fim de fortalecer o relacionamento. Mesmo que a sua pré-adolescência possa parecer difícil, esta é a hora em que ela mais precisa de você. Pergunte se você pode se sentar em seu quarto e sair um pouco enquanto sorri e ouve o que está acontecendo em seu mundo. De acordo com a Dra. Laura Markham da AhaParenting.com, pré-adolescentes que se sentem compreendidos, ouvidos e amados têm maior probabilidade de responder à orientação dos pais.

Transforme os desafios em oportunidades de ensino. Chick Moorman, educador, e Thomas Haller, terapeuta, sugerem ver os desafios em educar nossos jovens como oportunidades para ensinar em vez de situações que devemos punir. Se o adolescente não fizer as tarefas, pode ser uma oportunidade de realizá-lo em conjunto para alguma ligação, bem como prática no mundo real. Abrace a situação como uma oportunidade de alongar e crescer juntos, em vez de outro encontro doloroso como disciplinador.

Comunique Limites Limites

Esclareça limites e escolhas. Um dos aspectos mais importantes, e às vezes desconcertantes, dos pré-adolescentes pais está se tornando claro sobre o que não é e o que é aceitável. Se o seu adolescente bate a porta com raiva, você pode oferecer a ela a escolha de falar sobre como ela se sente ou vai em seu quarto enquanto fecha a porta suavemente. Se você achar que as escolhas que oferece não funcionam mais ou se sente muito controlador, reavalia e comunica novos limites.

Afirme que as escolhas geram resultados. Nós todos fazemos escolhas. Pré-adolescentes podem aprender o efeito que suas escolhas têm sem punições pesadas. Cultive a consciência de escolha para que sua pré-adolescência possa ver que ele tem uma escolha e encorajá-lo a explorar escolhas alternativas quando estiver insatisfeito com as escolhas anteriores. Você pode perguntar a ele o que ele poderia fazer em vez de gritar quando se sentir zangado. Ofereça algumas idéias se ele se sentir preso e depois pergunte a ele o que ele gostaria de tentar se ele tiver uma situação semelhante no futuro.

Permita que seu filho decida. É importante reconhecer como pais que as crianças precisam ser capazes de fazer escolhas de todos os tipos para se tornarem hábeis em fazer escolhas sábias.

Ensine alternativas. Se seu filho escolher ser desafiador, alternativas de dramatização. Permita que seja uma maneira de resolver a situação. Se ela te chama um nome, você pode parar, respirar e começar de novo. Compre como você se sente e peça a ela para fazer o mesmo, com "Eu me sinto chateado e você provavelmente também. Vamos falar respeitosamente um com o outro. Do que você precisa?" Deixe-a saber de antemão quando está calmo que você vai pedir para ela fazer isso. Explore maneiras alternativas e conectadas de lidar com o desafio de sua pré-adolescência, como humor, um abraço ou ouvir e refletir sentimentos.

Siga em frente com as consequências. Se você tiver uma regra de que seu pré-adolescente deve desligar o iPod às 9 da noite. para usá-lo no dia seguinte e você descobre que ele ainda está jogando às 21h30, comunique-se claramente e siga com consequências respeitosas, relacionadas e razoáveis. Você não precisa ser pesado quando tiver discutido a relação de causa e efeito com antecedência. Seja impecável com sua palavra enquanto ama ao mesmo tempo.

Dica

Se você estiver enfrentando um desafio extremo que resulte em danos de qualquer tipo ou esteja com dificuldades para ser pai ou mãe, busque ajuda de um conselheiro, amigo ou treinador.

, , ] ]