casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Os fatores mais importantes na determinação do sucesso da criança na escola

As últimas décadas foram repletas de pesquisas para ajudar a descobrir os fatores mais influentes na determinação do sucesso de uma criança na escola. As descobertas até o momento apóiam uma solução multifacetada para ajudar as crianças a se destacarem. Segundo Sandra L. Christenson, PhD, o que famílias e comunidades fazem para apoiar o sucesso acadêmico supera em muito outros fatores, como renda, etnia e status socioeconômico.

Estabeleça o cenário

As atitudes dos pais e da família em relação à aprendizagem são um dos fatores mais significativos que influenciam a capacidade de uma criança ter sucesso na escola. Quando as crianças sabem que seus pais esperam que elas freqüentem a escola consistentemente, tirem boas notas e concluam o dever de casa, elas freqüentemente satisfazem essas expectativas. Crianças sem essas expectativas familiares não tendem a ver a importância da educação e são mais propensas a pular a escola, ignorar o dever de casa e ter um desempenho ruim. As famílias podem criar uma cultura de altas expectativas acadêmicas, garantindo que seu filho tenha tempo e espaço adequados para fazer sua lição de casa e discutindo regularmente os tópicos que ele está aprendendo na escola.

Envolva-se em

De acordo com um Boas práticas sobre o envolvimento dos pais na escola pela Universidade de Michigan, alunos cujos pais estão envolvidos com a escola ganham notas mais altas, completam o dever de casa com mais regularidade e são menos propensos a se envolver em abuso de álcool ou drogas e comportamentos violentos. Os pais podem envolver-se nas escolas através do voluntariado em sala de aula, acompanhando viagens de campo e juntando-se à organização de pais e mestres. Os pais também podem se envolver apoiando atividades extracurriculares, como música, teatro ou esportes.

A comunicação frequente e aberta entre pais e professores é essencial para o sucesso escolar das crianças. Quando os pais sabem o que seu filho está aprendendo na escola, eles podem discutir esses tópicos e fornecer oportunidades adicionais para explorá-los. A comunicação frequente entre pais e professores também permite que os pais forneçam apoio extra imediato quando o seu filho se debate com um tópico, em vez de esperar até que os boletins sejam enviados para casa. No momento em que os pais vêem um boletim escolar, muitas vezes é tarde demais para ajudar a criança a compreender um tópico, porque a turma já mudou para outra coisa.

Cuide do básico | Escolas podem ajudar as famílias garantir o sucesso acadêmico de seus filhos, disponibilizando programas para ajudá-los a atender às necessidades básicas das crianças. Segundo Share Our Strength, quase 17 milhões de crianças nos EUA experimentam "insegurança alimentar" - saqueando comida sem dinheiro para comprar mais, pulando refeições ou reduzindo o tamanho das porções para esticar os alimentos disponíveis. As crianças que sofrem de insegurança alimentar têm mais dificuldade em aprender do que aquelas que regularmente comem alimentos nutritivos suficientes. As escolas podem encorajar as famílias a participarem de planos de refeições gratuitas ou de baixo custo, se forem elegíveis, e encaminhar os pais para programas comunitários de alimentos.

Quando os alunos enfrentam obstáculos socioeconômicos à educação, incluindo pobreza e bairros inseguros, as escolas podem oferecer amplas oportunidades de aprendizado para ajudar a combater esses fatores. O Head Start e outros programas de educação infantil ajudam as crianças pequenas a desenvolver habilidades de alfabetização. De acordo com os Recursos para Oportunidades de Aprendizagem Ampliada de Ohio, um bom programa de aprendizado prolongado ajudará os alunos a melhorar a autoconfiança, reduzir comportamentos prejudiciais, incluindo o abuso de álcool e drogas, e melhorar os resultados dos testes de leitura e matemática. As oportunidades ampliadas de aprendizado podem ser baseadas na escola ou na comunidade e oferecer atividades divertidas e construtivas depois da escola, nos fins de semana e nos intervalos de verão.