casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Metas e objetivos comportamentais para crianças pré-escolares com DDA

A Academia Americana de Pediatria observa que identificar e tratar as crianças com problemas de atenção desde o início é a chave para alcançar o sucesso mais tarde na escola. Criar suas próprias metas e objetivos para o seu pré-escolar com transtorno de déficit de atenção é essencial para ajudá-la a superar obstáculos e florescer no desenvolvimento. usar uma abordagem baseada na força para a criação dos filhos, de acordo com Healthychildren.org. Ao estabelecer metas e objetivos comportamentais para seu pré-escolar com DDA, é essencial ter uma abordagem positiva. Em vez de se concentrar no que seu filho não pode fazer, estabeleça metas que se centrem naquilo que ele puder. Por exemplo, não diga "Pare de me interromper quando estou no telefone", use a abordagem mais positiva de "Eu gosto de como você brincou com você quando estava no telefone. Quero que você continue assim". bom comportamento. "

Comportamentos Gerais da Escola

Embora você possa trabalhar principalmente com seu filho em seus sintomas de DDA em casa, você também precisará estabelecer metas para seus comportamentos na escola. Embora os comportamentos disruptivos de uma criança com problemas de concentração de atenção possam causar estragos em uma sala de aula, essas ações intrusivas não são apenas preocupantes nos anos do jardim de infância. Ajude a professora do seu pequeno aluno a estabelecer metas positivas e realistas para o seu dia na escola. Trabalhe com o professor para criar metas adequadas à idade que seu filho possa alcançar. Inclua regras gerais da escola com as quais seu filho possa ter dificuldades. Por exemplo, defina uma meta para ele de prestar atenção ao professor por cinco ou dez minutos quando estiver lendo uma história.

Objetivos sociais

As habilidades sociais de sua pré-escola estão começando a florescer ao brincar perto de outras crianças fazer amigos e participar de brincadeiras cooperativas. Se o seu filho com DDA estiver com dificuldades no círculo social de sua pré-escola, a definição de metas comportamentais pode ajudá-lo a conviver com seus colegas e facilitar as transições na sala de aula. Olhe para onde seu filho está lutando e crie metas baseadas na força que se concentram no que ele pode melhorar. Por exemplo, se ele interrompe constantemente as conversas de outras crianças ou o jogo em grupo, defina um objetivo para "Ouvir seus amigos primeiro". Se ele não puder ficar parado por tempo suficiente para esperar sua vez na fila para lavar as mãos, diga-lhe: "Eu gosto de como você esperou sua irmã lavar as mãos antes de você. Vamos fazer a mesma coisa na escola". br> Agressão

Se os sintomas de DDA da sua criança em idade pré-escolar incluírem agressão, você precisará pôr um fim aos seus comportamentos. Enquanto bater, morder e chutar não são aceitáveis, essas ações são particularmente preocupantes no ambiente pré-escolar. Embora o professor do seu filho pequeno possa ter uma boa ajuda para transformar o comportamento do seu filho, ela não pode se sentar e tolerar seu filho agindo agressivamente com outros colegas. Estabeleça objetivos finitos, adicionando claras conseqüências para acertar ou outras ações violentas e recompensas por comportamentos positivos. Por exemplo, diga ao seu filho: "Você não usará as mãos quando ficar zangado com a escola. Se o fizer, seu professor o colocará no tempo limite". Não se esqueça de elogiar e adicionar uma recompensa pelos comportamentos esperados. Se seu filho atingir um objetivo específico - como passar uma semana sem bater ou empurrar -, deixe que ela saiba que será recompensada.