casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Como a Internet ajuda a melhorar as habilidades sociais dos adolescentes

Uma das conseqüências da introdução da Internet no lar médio tem sido uma mudança na dinâmica social. Como um aspecto importante da vida dos adolescentes é o ambiente social, as mudanças na forma como os adolescentes se conectam afetam as maneiras pelas quais os adolescentes desenvolvem habilidades sociais. Felizmente, a Internet oferece muitas oportunidades de aprimoramento de habilidades sociais para adolescentes de todas as personalidades diferentes.

Ajustando o nível de interação social

Comparando dois adolescentes é como comparar maçãs e laranjas. Nem todos os adolescentes exigem a mesma quantidade de estímulos sociais. Nos extremos do espectro são intensamente tímidos e intensamente extrovertidos, e seu filho adolescente pode ficar em qualquer lugar entre os dois. Uma vantagem que a Internet oferece é que o ambiente escolar padrão não é capaz de ajustar a quantidade de interação social entre os adolescentes. Os adolescentes que são extremamente extrovertidos podem gastar seu tempo livre em ambientes sociais, tanto offline quanto online, fazendo novas conexões e conversando com amigos. Adolescentes menos sociais podem usar a Internet para adequar sua interação social a um nível que seja confortável para eles. Por exemplo, um adolescente que encontra uma grande quantidade de interação face a face para ser intimidante pode usar a Internet para se envolver em conversas, reduzindo o potencial de ansiedade social. De certa forma, isso treina adolescentes menos sociais para serem mais sociais. No passado, esses tipos de adolescentes não tinham a vantagem desse treinamento social fornecido pela Internet.

Rede social: A Internet oferece aos adolescentes a capacidade de fazer amizade com colegas com os quais não caso contrário, conecte-se. Com a cultura pop se deteriorando em muitas subculturas distintas, os interesses dos adolescentes são mais variáveis do que nunca. Enquanto, no passado, as crianças na escola talvez tivessem discutido o top 40 atual ao discutir música, as crianças de hoje definem seus gostos musicais como gêneros específicos, como pós-industrial, dubstep ou jpop. Hoje, é mais difícil para os adolescentes encontrar colegas que compartilham os mesmos interesses em suas escolas. Mas on-line, não é assim. As redes sociais da Internet ajudam os adolescentes a encontrar comunidades de colegas que compartilham interesses semelhantes, permitindo que um adolescente desenvolva sua rede social de uma maneira específica para ele. Os adolescentes de hoje estão cada vez mais dispostos a fazer amizade com diferentes grupos de pessoas devido à capacidade de realmente conhecê-los, e isso pode ser útil quando atingirem a idade adulta, um momento em que aceitar pessoas de diferentes origens e dados é crucial para o crescimento profissional e acadêmico

Treinamento em Relacionamento Intimo

Os corpos das adolescentes estão cheios de hormônios que levam os adolescentes a ter pensamentos e impulsos sexuais. Mas sem a experiência de relacionamentos íntimos, agir com base nesses impulsos pode levar a comportamentos de risco. Os adolescentes naturalmente curiosos podem encontrar muitas informações na Internet. Sendo assim, eles podem usar a Internet para aprender sobre sua sexualidade sem tentar descobrir por conta própria. A Internet também oferece um meio para os adolescentes encontrarem membros do sexo oposto em um ambiente não-físico, que pode ser saudável, de acordo com a psicóloga Monica Whitty, autora de “Cyberspace Romance: The Psychology of Online Relationships”. a Internet pode ser um campo de treinamento útil para os adolescentes praticarem interação enquanto ganham apoio social do sexo oposto.

Identidade Social

Para muitos adolescentes, a parte mais difícil da vida é descobrir identidade. A adolescência, como estágio de crescimento psicológico, é uma busca de identidade própria. Encontrar-se em uma comunidade pequena e fechada pode ser difícil devido à falta de estímulos e novas idéias. Mas a Internet pode ajudar os adolescentes a promover a identidade pessoal através da exposição a novas pessoas, comunidades, hobbies e conceitos. À medida que os adolescentes passam por mais experiências, eles aprendem mais sobre si mesmos. E como a Internet pode oferecer aos adolescentes uma riqueza de experiências, pode desempenhar o papel de acelerar o desenvolvimento da identidade própria.

O Papel Parental na Segurança Tecnológica

O primeiro passo para proteger os seus filhos do social perigos presentes on-line é através da supervisão. Em muitos casos, especialmente quando um problema já está presente, os pais se beneficiariam de colocar limitações ao uso de tecnologia de seus filhos. Mas no geral, o conhecimento sobre como o seu filho está usando a tecnologia ajuda muito na prevenção de possíveis problemas. Kimberly S. Young, especialista em uso da Internet e autora de “Caught in the Net”, recomenda que os pais estabeleçam mais atividades familiares e se envolvam em um tempo mais pessoal com seus filhos. Isso não apenas ajuda as crianças a reduzir naturalmente o tempo gasto com a tecnologia, mas também permite a comunicação aberta entre pais e filhos, o que pode ajudar os pais a saberem sobre os acontecimentos sociais na vida de seus filhos. Por meio do discurso aberto, os pais podem comunicar suas preocupações sobre o uso excessivo e inadequado da tecnologia, enquanto as crianças podem informar seus pais sobre seus hábitos on-line. , , ] ]