casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Ferramentas usadas para ajudar os adolescentes a verbalizar seus sentimentos

A adolescência é uma época de convulsão e transição por causa das inúmeras mudanças físicas e sociais e também das emoções variadas que os adolescentes experimentam. Em um ponto ou outro, os adolescentes podem lutar com depressão, ansiedade e outras emoções negativas que podem fazê-los sentir-se envergonhados, sem valor, sem esperança ou incompreendidos, mas eles têm dificuldade em se abrir sobre isso, diz Jeanne Segal, Ph.D., et al. para Helpguide.org. Os psicólogos infantis e conselheiros criaram uma variedade de ferramentas que podem ajudar os adolescentes a verbalizarem os seus sentimentos.

Expressão Criativa

Arte, teatro e música ajudam os adolescentes a lidar com muitas questões porque lhes dá uma forma segura de expressar sentimentos, de acordo com a Child Welfare League of America. Os adolescentes podem se expressar compondo ou apresentando músicas e recitando poemas que contam sua história. Eles também podem usar a arte como uma saída criativa para seus sentimentos, onde desenham, esculpem ou criam caricaturas que representam como se sentem. Por exemplo, um adolescente que tenha sido traumatizado pode ser capaz de se expressar através da representação artística da tristeza, solidão e desespero que experimentou. As imagens também comunicam aos pais e terapeutas o que pode estar acontecendo internamente.

Play Therapy

A terapia lúdica é uma maneira saudável pela qual os adolescentes podem se expressar. Embora o método seja mais comumente usado para crianças, pois o brincar é o modo natural pelo qual eles se expressam, os adolescentes também apreciam a possibilidade de criar seu próprio mundo, onde ninguém espera que eles cresçam quando sentem que não conseguem lidar, segundo The Centro Infantil e Serviços para Adultos, um site que fornece aconselhamento para famílias. Como pais, você precisa observar a peça e tentar entender os temas que podem indicar a origem dos problemas de seu filho, pois ele pode usar os personagens de seu jogo para comunicar problemas sobre os quais ele pode ficar desconfortável falando diretamente. Por outro lado, uma vez que a terapia lúdica permite que o adolescente se sinta mais no controle, ele pode verbalizar seus problemas mesmo quando se envolve em jogos que oferecem uma distração calmante.

Terapeutas Cognitivo-Comportamentais -

método para praticamente demonstrar aos adolescentes que o modo como eles se sentem e agem está relacionado aos seus padrões e crenças individuais de pensamento, então, para ter experiências diferentes, eles precisam mudar a forma como pensam, diz o Centro de Aconselhamento Familiar, um site que fornece resolução de trauma e avaliações psicológicas. A ferramenta é útil para ensinar os adolescentes a identificar pensamentos prejudiciais e autodepreciativos e orienta-os sobre como podem substituir esses pensamentos por positivos e edificantes. Os pais também podem usar essa técnica para fazer com que os adolescentes tenham o hábito de verbalizar sentimentos positivos sobre si mesmos, o que, por sua vez, leva a uma alta autoestima e ao desenvolvimento de traços de comportamento desejáveis. adolescente é uma das formas mais eficazes de ajudá-lo a verbalizar seus sentimentos. Se o adolescente está disposto a falar sobre seus problemas com você, então você precisa ouvir atentamente e sem julgamento, mantendo contato visual e reconhecendo, respondendo sempre que necessário. Os adolescentes sentem-se mais à vontade para se expressar quando sentem que o que têm a dizer é importante e que você está prestando muita atenção. Se o seu adolescente simplesmente não estiver pronto para se comunicar, evite pressioná-lo ou interrogá-lo. Em vez disso, assegure-lhe que você está sempre disponível sempre que ele precisar de você.