casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

A utilização de duas companhias de seguros de saúde é legal?

Existem muitas oportunidades para os indivíduos obterem uma cobertura de seguro de saúde dupla legalmente adquirida. Por exemplo, pode ser oferecido a você um plano de seguro de saúde no trabalho, mas ainda coberto pelo seguro de seus pais. Ou, se você é casado, você e seu cônjuge podem ser cobertos pelo plano de seguro de saúde do empregador. Embora as políticas de duas empresas sejam legais, as regras e os regulamentos se aplicam ao modo como você acessa esses benefícios. A companhia de seguros, o empregador patrocinador e o segurado devem cumprir suas responsabilidades, algumas das quais estão incluídas nas apólices de seguro e outras que são exigidas pelos órgãos do governo.

Cobertura dupla

Se você é livre para ter dupla cobertura sob dois planos depende das regras dos planos de seguro de saúde para os quais você é elegível. O plano de seguro de saúde de seu empregador pode proibir a cobertura sob um plano diferente durante o mesmo período de cobertura. Alguns planos do empregador não cobrem dependentes, como cônjuges e filhos, que são elegíveis para cobertura sob outros planos que atendem a determinados critérios. Planos que não permitem cobertura dupla podem considerar sua cobertura nula e inválida se você tiver cobertura sob outra apólice de seguro de saúde. Planos que permitem cobertura dupla exigem coordenação de benefícios para garantir o pagamento de sinistros adequado.

Coordenação de Benefícios

Quando você tem cobertura dupla, um dos seus planos de saúde é o plano principal, enquanto o outro é secundário. Coordenação de benefícios significa que o plano principal paga as reivindicações primeiro, com todos ou parte dos custos restantes pagos pelo plano secundário. A coordenação de benefícios ajuda você a obter o máximo benefício financeiro da cobertura do seguro de saúde. Seu plano secundário paga custos que normalmente seriam custos do próprio bolso para você. A coordenação também ajuda as seguradoras a evitar pagamentos indevidos. Mesmo com dois planos de seguro de saúde, o valor pago por suas reivindicações não excederá 100% do valor cobrado pelo provedor médico. Nenhuma companhia de seguros de saúde pagará pelas despesas não cobertas pelo seu plano.

Regras de coordenação especiais

Existem regras especiais para a coordenação de benefícios quando o Medicare é um dos planos de seguro de saúde. Embora 65 seja a idade habitual para a elegibilidade do Medicare, os jovens com doença renal terminal ou certas deficiências são elegíveis, independentemente da idade. Se o Medicare é primário depende da idade e do status de deficiência do indivíduo coberto e, se a cobertura é através do emprego atual, o número de funcionários cobertos pelo plano. A coordenação adequada dos benefícios exige que você notifique os prestadores de serviços médicos e as empresas de seguro sobre todas as suas coberturas de seguro de saúde. Regras especiais também se aplicam a crianças dependentes cobertas por dois planos, como a cobertura dos planos baseados em emprego de ambos os pais. Por exemplo, a regra do aniversário determina o plano principal quando os pais moram juntos. Custódia física ou uma ordem judicial determina o plano principal quando os pais vivem separados. A legalidade e legitimidade da sua dupla cobertura depende de você e suas companhias de seguro de saúde honrar os termos da sua política. As seguradoras exigem que os segurados notifiquem sobre as mudanças na cobertura, como a adição de cobertura segundo um segundo plano. A empresa pode exigir que você envie um formulário de coordenação de benefícios para relatar a cobertura e fornecer o nome e as informações de contato do segundo plano. Verifique com seus provedores de seguro de saúde e empregador as regras sobre cobertura dupla e a coordenação de benefícios.