casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Bicarbonato de sódio e goma doença

Durante uma parte inicial do século 20, o bicarbonato de sódio era parte integrante do regime de limpeza de dentes para muitos como uma maneira de evitar infecções de dentes e gengivas. Hoje, muitos fabricantes de cremes dentais comercializam cremes dentais com bicarbonato de sódio. Infelizmente, as evidências sugerem que o bicarbonato de sódio não tem valor terapêutico como agente de combate a doença da gengiva. Durante anos, a comunidade odontológica promoveu a noção de que o bicarbonato de sódio poderia ajudar a combater a doença periodontal e gengivite acidez durante a limpeza. A doença periodontal ocorre quando a placa bacteriana carregada infecta as gengivas e, eventualmente, faz com que as gengivas retrocedam. Segundo a HealthWorld Online, a doença periodontal afeta cerca de 20% dos adultos nos Estados Unidos atualmente.

A gengivite geralmente precede a doença periodontal e ocorre quando as gengivas ficam vermelhas, sensíveis e inchadas e exigem intensos esforços de limpeza. Baking Soda & Peroxide

Fabricantes de pastas de dente geralmente misturam peróxido com bicarbonato de sódio e comercializam a noção de que o bicarbonato de sódio irá purificar enquanto o peróxido irá embranquecer. Enquanto estes dois ingredientes vão efervescer quando combinados, a Dentistry.com observa que essa atividade borbulhante não tem nenhum valor terapêutico.

The Evidence

Dentistas nos EUA promoveram a técnica Keyes durante o final dos anos 1970 e início dos anos 80, e aconselhou os pacientes a escovar os dentes com uma combinação de sal, peróxido de hidrogênio e bicarbonato de sódio. Um estudo do final da década de 1980 mostrou que, embora a mistura de bicarbonato de sódio fizesse um bom trabalho de manutenção da saúde bucal, não era mais eficaz do que os tratamentos padrão de creme dental. Um segundo estudo conduzido pelo Instituto de Pesquisa de Saúde Oral da Universidade de Indiana em 1997 foi além, e mostrou que o bicarbonato de sódio não funcionava tão bem quanto os dentifrícios fluoretados para ajudar a controlar a placa, a gengivite e a gengivite. Muitas pessoas parecem simplesmente preferir o bicarbonato de sódio como um agente de limpeza de dentes e gengivas. Segundo a entrevista da Dentistry.com com San Pablo, o dentista William van Dyk, isso acontece porque o bicarbonato de sódio faz com que os dentes pareçam bons, permanecendo um “produto de nostalgia”. O Diretor Sênior de Assuntos Científicos da American Dental Association Ken Burrell, DDS, vai além que as pessoas compram bicarbonato de sódio estritamente por razões sentimentais. Benefícios do tratamento do câncer O bicarbonato de sódio pode ter algum benefício terapêutico de saúde bucal para os pacientes que passam pelo tratamento do câncer. De acordo com a American Dental Association, os pacientes que se submetem ao tratamento do câncer devem freqüentemente administrar efeitos colaterais orais dolorosos que ferem os dentes, as gengivas e as glândulas salivares. A ADA recomenda que os pacientes com câncer lavem a boca várias vezes ao dia com uma mistura feita com uma colher de chá de bicarbonato de sódio, uma colher de chá de um oitavo de sal e uma xícara de água morna.