casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Dor de dente e doces

A dor associada à ingestão de alimentos doces e açucarados pode ser irritante e frustrante. A dor surge devido à irritação do tecido interno do dente, que pode ocorrer por várias razões. Os culpados comuns incluem uma cavidade, uma rachadura no dente ou uma condição chamada hipersensibilidade dentinária, entre outros. A natureza e duração da dor de dente, juntamente com um exame dentário e raios-x irá ajudar o seu dentista a determinar a causa do seu desconforto e melhor curso de ação.

Estrutura do Dente e Sensibilidade

Cada dente é coberto com uma camada externa dura. O esmalte cobre a coroa, a parte visível do dente acima da gengiva. O cemento cobre as raízes dos dentes. A dentina forma a camada intermediária do dente. Esse material semelhante ao osso envolve a parte mais interna e macia do dente, a polpa, que contém vasos sangüíneos e nervos. A dentina compreende tubos microscópicos que se estendem desde sua interface com o esmalte ou cemento até a polpa interna do dente. Perda de esmalte ou cemento com exposição à dentina freqüentemente leva à sensibilidade dentária causada pela irritação dos nervos na polpa do dente. A sensibilidade dentária geralmente envolve dor aguda de curta duração que ocorre em resposta a certos gatilhos, incluindo: - alimentos ou bebidas quentes e frias - alimentos doces, azedos e salgados - tocando, secando ou secando o dente - Cavidades e Dente Fraturas

Quando a sensibilidade dentária associada à ingestão de doces se desenvolve abruptamente, isso geralmente indica um problema agudo. Você pode ter uma cavidade que penetrou através do esmalte na dentina. Ou uma rachadura poderia ter se desenvolvido no dente afetado. Uma fissura ou fratura de dente pode ocorrer durante a mastigação de uma substância dura ou em resposta a um golpe no dente. Um problema dentário agudo freqüentemente causa sensibilidade a vários gatilhos diferentes, então você pode notar dor aguda com vários tipos de alimentos ou bebidas.

Hipersensibilidade Dentina

Hipersensibilidade dentinária (DH) refere-se à dor de dente que ocorre em resposta a gatilhos específicos que não são devidos a outro problema dentário, como uma cavidade ou fratura dentária. A perda de esmalte ou cemento com exposição à dentina é a causa subjacente da DH, que ocorre mais comumente em adultos de 20 a 40 anos. A DH pode ocorrer por uma variedade de razões, incluindo: - desgaste relacionado à idade - escovação excessivamente agressiva - receding gengivas ou doença periodontal - bruxismo, ou ranger os dentes

A curto prazo DH também ocorre comumente após o clareamento em casa ou profissional. Em algumas pessoas, nenhuma causa específica para DH pode ser identificada. Acredita-se que alimentos açucarados - assim como alimentos azedos e salgados - desencadeiem a dor de dente associada à DH devido a efeitos químicos de curto prazo na polpa que provocam dor no nervo. Outros desencadeantes irritam os nervos da polpa através de outros mecanismos.

Tratamento

O tratamento para a dor de dente associado com alimentos açucarados depende da causa subjacente. Uma cavidade pode exigir apenas um preenchimento, se você pegá-lo cedo. A cárie dentária mais extensa pode requerer um tratamento de coroa ou canal radicular. O tratamento de um dente rachado depende do local e da extensão da fratura. Da mesma forma, o tratamento para doença periodontal ou retrocesso gengival depende da gravidade da doença.

Vários tratamentos estão disponíveis para DH. Cremes dentais vendidos sem receita, enxaguatórios bucais e gomas de mascar que contêm ingredientes dessensibilizantes - como sais de potássio ou flúor - podem ser eficazes para a DH leve a moderada. Se estes produtos não fornecerem alívio, o dentista poderá recomendar um tratamento em consultório, como a aplicação de verniz fluoretado ou outra substância mineral nos dentes. O seu dentista também irá aconselhá-lo sobre mudanças nas práticas de higiene alimentar ou dentária para evitar uma erosão adicional do esmalte dos seus dentes.

Advertências e Precauções

É importante agendar uma visita com o seu dentista o mais rapidamente possível Você sente dor de dente, se associado com comer doces ou não. A dor é a forma de o seu corpo lhe alertar que existe um problema e não deve ser ignorado. Um atraso no tratamento para a dor de dente, muitas vezes leva a um problema dentário mais grave e um reparo mais caro - ou perda do dente envolvido.

A dor do dente, por vezes, indica um problema grave que requer atenção profissional imediata. Procure assistência médica ou dentária urgente se sentir dor de dente acompanhada por quaisquer sinais ou sintomas de alerta, incluindo: - inchaço ou vermelhidão facial repentinos ou agravados - febre ou calafrios - respiração difícil ou barulhenta

Revisado e revisado por: Tina M. St. John, MD