casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Beta Sitosterol para tratar a perda de cabelo

Beta-sitosterol é um fitoesterol, um tipo de álcool que ocorre naturalmente nas plantas. Sua estrutura química é muito semelhante à do colesterol. De fato, o beta-sitosterol é adicionado a certos alimentos, como margarina e maionese, para reduzir a absorção do colesterol da dieta. Beta-sitosterol também é conhecido por ajudar a prevenir a queda de cabelo. A perda de cabelo pode ser um sinal de doença, por isso certifique-se de consultar seu médico para descartar uma condição médica séria antes de tentar lidar com a queda de cabelo por conta própria.

Evidência Científica

do primeiro estudo duplo-cego, controlado por placebo, sobre a eficácia dos inibidores naturais da 5-alfa-redutase tipo II, a saber, beta-sitosterol, foram publicados na edição de 8 de abril de 2002 do Journal of Alternative and Complementary Medicine. O pesquisador chefe Nelson Prager relatou que o beta-sitosterol promoveu melhora significativa em seis dos 10 sujeitos do estudo masculino com alopecia androgenética leve a moderada, ou calvície de padrão masculino. A edição de 19 de agosto de 2009 da Medicina Complementar e Alternativa Baseada em Evidências apresentou um estudo que mostrou que o beta-sitosterol, em combinação com dois agentes antiinflamatórios, alterou com sucesso a expressão gênica e inibiu a inflamação em cultura de células da pele humana que simulou as características de alopecia androgenetica.

O beta-sitosterol e encontrado em varios cereais, cana-de-acucar, soja, milho, abacate, sementes de abobora e noz-pecã. Este agente também é encontrado nas bagas de certas ervas, principalmente saw palmetto e buckthorn mar. De acordo com o banco de dados on-line em Drugs.com, beta-sitosterol é mais comumente extraído de óleo de amendoim não refinado, óleo de abacate e óleo de soja.

Em termos de prevenção de perda de cabelo, a principal ação do beta -sitosterol é inibir a expressão da 5-alfa-redutase tipo II, a enzima responsável principalmente pela conversão da testosterona em diidrotestosterona, ou DHT. Este hormônio secundário é, na verdade, muito mais potente que a testosterona e desempenha um papel importante no desenvolvimento sexual masculino e nas características físicas. Na sua juventude, o DHT promoveu o crescimento dos pêlos faciais e o aprofundamento da sua voz. No entanto, com o passar do tempo, os locais receptores desse hormônio começam a responder de maneira diferente. Ironicamente, os folículos pilosos no tórax e no rosto são estimulados a produzir mais crescimento, mas à medida que mais e mais o DHT se liga aos receptores do folículo piloso no couro cabeludo, eles começam a ficar dormentes. Um novo crescimento em sua cabeça torna-se progressivamente mais fino até que os pelos já não possam romper a pele. Níveis decrescentes de testosterona também afetam o crescimento de cabelo nas mulheres à medida que envelhecem, embora o estrogênio proporcione alguns efeitos contrários. Após a menopausa, no entanto, uma mulher é vulnerável à perda de cabelo também.

Sterol de plantas

Beta-sitosterol é um membro de uma família de 60 esteróis de plantas que também inclui campesterol, estigmasterol e brassicasterol. Embora esta substância seja quimicamente similar e se comporte da mesma maneira que o colesterol, os dois são inerentemente diferentes. Por um lado, o colesterol é um esterol que é especificamente encontrado nas membranas celulares dos mamíferos. O Beta-sitosterol, por outro lado, é encontrado nas membranas celulares de animais e plantas. Além disso, o beta-sitosterol não é bem absorvido nos intestinos ou fabricado pelo corpo como o colesterol é. De acordo com uma recomendação científica publicada pelo Comitê de Nutrição da American Heart Association no periódico Circulation, a forma suplementar de beta-sitosterol, bem como o tipo adicionado a alimentos fortificados, é modificada em compostos liposterolicos para aumentar a solubilidade em gorduras. Prós e contras

A American Heart Association diz que há poucos riscos associados à suplementação de beta-sitosterol. No entanto, alguns indivíduos podem experimentar uma diminuição na absorção de outros nutrientes, ou podem estar propensos a absorver altos níveis de esteróis de plantas. Converse com seu médico antes de usar o beta-sitosterol para tratar a perda de cabelo.