casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Os efeitos colaterais do Epilim

A Organização Mundial de Saúde relata que mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de epilepsia, uma condição neurológica marcada pela ocorrência de convulsões. Há uma série de medicamentos prescritos disponíveis para ajudar a controlar as crises epilépticas. No Reino Unido, Nova Zelândia, Austrália e partes da Europa, o medicamento Epilim ou valproato de sódio é um desses medicamentos. Apesar de sua eficácia, o Epilim não é para todos, pois apresenta vários riscos de efeitos colaterais e complicações em alguns pacientes.

Efeitos colaterais comuns do Epilim

Aproximadamente 57% dos usuários do Epilim relatam tremores, tornando isso o mais efeito colateral comum da droga. Dores de cabeça, sonolência e náusea também são comuns, ocorrendo em pelo menos 30% dos usuários. Mais de 20% dos pacientes que tomam Epilim apresentam fraqueza, tontura, perda de cabelo reversível, vômitos, dor abdominal, diarréia e aumento da incidência de infecções. Dupla visão e insônia também são comumente relatados, ocorrendo em 15 a 16 por cento dos usuários.

Outros efeitos colaterais Epilim

Epilim também tem o potencial de causar uma série de outros incômodos ou irritantes, mas não perigosos, efeitos colaterais. Efeitos colaterais gastrointestinais adicionais incluem indigestão, perda de apetite, constipação e boca seca. Entre 1 e 5 por cento das mulheres que tomam Epilim relatam infecções vaginais, cólicas ou ausência de menstruação. Os efeitos colaterais neurológicos do Epilim incluem nervosismo, depressão, sonolência, sonhos anormais, agitação, zumbido nos ouvidos, olhos secos e formigamento nas extremidades. Surtos de acne também são possíveis durante a toma Epilim.

Interações medicamentosas para Epilim de acne Existem alguns medicamentos que produzem efeitos colaterais indesejados quando usado em conjunto com Epilim. Por exemplo, a combinação de Epilim e fármaco antipsicótico Olanzapina causa diminuição da função hepática em alguns pacientes. Como o valproato de sódio geralmente causa sonolência, você não deve combinar o Epilim com outros medicamentos que o deixam com sono, como narcóticos, sedativos e medicamentos ansiolíticos. Quando combinado com anticoagulantes como a varfarina, Epilim aumenta o risco de sofrer sangramento incontrolável durante a cirurgia ou após uma lesão.

Riscos para pessoas que tomam Epilim

Além dos efeitos colaterais menores e do risco de interações, o Epilim tem o potencial de causar sérias complicações médicas. Inflamação ou dano ao fígado é possível enquanto estiver a tomar Epilim. Com doses elevadas da droga, os pacientes sofrem de uma falta de plaquetas sanguíneas ou trombocitopenia, aumentando o risco de sangramento ao redor do cérebro. Alguns pacientes experimentam pensamentos suicidas ou outros efeitos colaterais psicológicos graves, como perda de memória, alucinações, dificuldades de fala e demência enquanto tomam Epilim. Não é raro que o uso de Epilim resulte em infecções potencialmente fatais da pele, como síndrome de Stevens-Johnson ou necrólise epidérmica tóxica.

Considerações sobre a epilemia prescrita em pacientes

O epilim tem o potencial de causar defeitos congênitos ou espinhal bífida e só é recomendado durante a gravidez, quando não há alternativa segura. Se você tem um histórico de doença renal ou hepática, lúpus ou diabetes, seu médico provavelmente não irá prescrever Epilim para você devido a seus efeitos colaterais. De repente, interromper o uso de Epilim geralmente resulta em convulsões severas. Devido a isso, você deve consultar o seu médico antes de interromper o uso da droga, mesmo se você tiver efeitos colaterais. Como tem o potencial de causar tontura e sonolência, você não deve operar um veículo motorizado ou maquinário pesado até saber como o Epilim afetará você.