casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

As vantagens e desvantagens das algas

As algas referem-se a uma variedade de organismos semelhantes a plantas que vivem na água, incluindo a alga spirulina azul-verde, algas como alga marinha e wakame, e algas marrons como laminaria ou kombu. Estes vegetais do mar fornecem alguns nutrientes essenciais e podem ter alguns benefícios à saúde, mas também existem alguns riscos potenciais, especialmente se você consumi-los em grandes quantidades.

Conteúdo da Comunidade

Diferentes tipos de algas oferecem nutricional um pouco diferente valor. As algas secas são uma fonte mais concentrada de nutrientes, uma vez que as algas em bruto são cerca de 80 por cento de água, em comparação com menos de 5 por cento de água em algas secas. As algas podem ser ricas em cobre, ferro, tiamina, riboflavina, manganês, vitamina K e proteínas. As algas podem até ajudar a combater a desnutrição, segundo um artigo de julho de 2010 no site da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. A alga spirulina fornece o betacaroteno, ferro e proteína que muitas vezes faltam na dieta de algumas pessoas.

Potenciais Benefícios à Saúde

Uma substância chamada fucoxantina, encontrada em alguns tipos de algas marrons, pode ajudar a diminuir o risco para câncer e obesidade e também pode atuar como um anti-inflamatório e um antioxidante, de acordo com um artigo de revisão publicado no International Journal of Molecular Sciences em julho de 2013. Também pode ter um efeito protetor sobre seus neurônios e seu cérebro, observa outro artigo de revisão publicado em Avanços na Pesquisa de Alimentos e Nutrição em 2011.

Algas azul-verde também atua como um antioxidante, e alguns tipos podem ajudar a reduzir o colesterol, reduzir a inflamação e ajudar a prevenir certas doenças, incluindo doenças cardíacas e não-alcoólicas doença hepática gordurosa, de acordo com um artigo publicado no Journal of Medicinal Food em fevereiro de 2013. Esta pesquisa ainda é preliminar, no entanto, e mais estudos são necessários para verificar quaisquer benefícios potenciais de algae.

Efeitos Colaterais Potenciais

Algumas pessoas podem ser alérgicas a algas e experimentar os sintomas de uma reação alérgica, como erupção cutânea, dificuldade respiratória, inchaço e anafilaxia. Outros potenciais efeitos colaterais incluem bócio, reações na pele e efeitos gastrointestinais. Alguns tipos de algas secas são ricos em iodo, o que poderia causar um aumento na quantidade de hormônio estimulante da tireóide em seu corpo e dar a sua pele uma tonalidade amarela ou causar um surto de pele que se parece com acne se você consumi-los em grandes quantidades. As mulheres grávidas devem evitar as algas marrons laminaria, pois pode dilatar o colo do útero, resultando em parto prematuro.

Outras considerações e riscos

Alguns tipos de algas podem ser ricos em sódio, então pessoas com pressão alta ou doença cardíaca deve verificar com seu médico antes de consumir algas. Pessoas com fenilcetonúria ou uma doença auto-imune não devem tomar espirulina, pois podem piorar essas condições. Também pode interagir com medicamentos que suprimem a função imunológica e os anticoagulantes.

Somente tome suplementos de algas que tenham sido certificados sem contaminação. Produtos contaminados com uma substância chamada microcistina podem causar danos ao fígado, rins e cérebro, e os contaminados com cianotoxina também podem causar convulsões, pâncreas, problemas cardíacos ou respiratórios.

Produtos contaminados podem causar sede, vômitos, náuseas e estômago dor. Alguns tipos de algas são tóxicos e podem causar dormência, fraqueza, diarréia, náusea, formigamento e morte.

, , ] ]