casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Problemas com lentes de transição

As lentes de transição oferecem a vantagem conveniente da proteção dos olhos contra os duros raios do sol sob demanda. Conhecidas como lentes "fotocromáticas", esses óculos escurecem sob a luz do sol para servir de óculos de sol e depois voltam para uma lente clara quando o usuário se desloca para dentro ou fora da luz direta do sol. Por mais úteis que esses óculos possam parecer, existem alguns problemas que tornam seu uso desnecessário.

As lentes fotocromáticas são normalmente incorporadas a produtos químicos fotossensíveis ou revestidas com filmes semelhantes que produzem o efeito de sombreamento quando exposto à luz. Este processo torna a lente mais cara de fabricar e focar em óculos graduados, aumentando assim o custo dos óculos para o consumidor. Embora as companhias de seguros individuais possam precificar as lentes de forma semelhante, o preço das lentes de transição pode ser o dobro do preço das lentes normais de vidro.

Os pára-brisas do carro normalmente vêm com efeitos anti-reflexos ou filmes e laminados que quebram alguns da luz solar direta que entra no veículo. Isso essencialmente anula os efeitos da lente de transição, fazendo com que eles registrem uma condição não acesa quando a luz direta do sol na verdade pode ser muito brilhante. Confiar nas lentes fotocromáticas durante a condução pode não só ser inconveniente, como pode ser inseguro se o motorista depender da prescrição para ver ou é legalmente obrigado a usar lentes de prescrição enquanto dirige.

Não são óculos de sol -

As lentes de transição são normalmente do tamanho e formato das lentes de correção da visão normais. Isso permite que eles corrijam com precisão o campo de visão, mas não consideram áreas periféricas em nenhum dos lados do alcance visível. Os óculos de sol operam mantendo um vidro muito escuro que se expande sobre o campo de visão e a periferia com lentes grandes e oblongas que bloqueiam a luz solar tanto da frente quanto dos lados. As lentes de transição não são tipicamente escuras o suficiente para sol forte e não bloqueiam a penetração de luz na periferia, muitas vezes resultando no usuário ter que recorrer aos óculos de sol mesmo.

Tint Loss

Após a fabricação inicial de um fotocromático lente, os produtos químicos ou filme aplicado às lentes se movem dentro e fora de tom de forma rápida e confiável. No entanto, essa confiabilidade começa a degradar com o tempo, resultando em lentes que ficam levemente tingidas o tempo todo, não colorem tão escura ou tão rapidamente como antes, e podem permanecer totalmente coloridas por longos períodos de tempo depois de deixar a luz solar direta. Usar lentes de transição antigas que exibem uma tonalidade permanente pode, na verdade, fazer com que você se ajuste a essa tonalidade e afete sua visão normal e ajuste à luz, anulando a conveniência de ter lentes fotocromáticas.