casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Tópicos para grupos de abuso de substâncias

O abuso de substâncias afeta mais de 3 milhões de pessoas nos Estados Unidos e pode levar a uma infinidade de problemas. As conseqüências do abuso e vício de substâncias incluem problemas em áreas importantes da vida, como trabalho, família e escola, bem como problemas de saúde e saúde mental. A terapia em grupo é o tratamento mais amplamente utilizado e recomendado para pessoas com problemas de abuso de substâncias. Existem muitos tipos de grupos de terapia, mas a maioria cobrir alguns tópicos fundamentais.

psicoeducação

A psicoeducação é um tema importante para as pessoas em recuperação do abuso de substâncias e dependência. O objetivo é educar os participantes e suas famílias sobre os efeitos biológicos da dependência, incluindo a forma como o corpo se torna viciado em uma droga específica, quais são as consequências biológicas da utilização de curto e longo prazo poderia ser. Esses grupos também analisam tópicos de abstinência, desintoxicação e efeitos fisiológicos de longo prazo de estarem limpos ou sóbrios. Tópicos psicoeducacionais também incluem questões de saúde mental relacionadas ao abuso de substâncias. Isto é importante porque algumas pessoas usam álcool ou drogas como uma maneira de tratar uma questão subjacente de saúde mental, enquanto outros experimentam problemas de saúde mental relacionados com o abuso de drogas.

habilidades de enfrentamento

Estes tópicos muitas vezes são discutidos em termos de prevenção de recaída e incluem habilidades e métodos de enfrentamento para recuperação. Os participantes aprendem sobre o que significa recaída, que situações de alto risco ou gatilhos são para a recaída e como reconhecer e antecipar esses gatilhos. Os tópicos podem incluir as 12 etapas ou tradições usadas por Alcoólicos e Narcóticos Anônimos e o processo de concluir essas etapas. Discussão também pode girar em torno de estágios de mudança, como conversar com seus entes queridos sobre o vício e recuperação, eo que isso significa para a recuperação da dependência de substância.

Processamento

grupos de processamento abertas podem assumir a forma de grupos de autoajuda ou 12 passos, como Alcoólicos Anônimos ou grupos de psicoterapia. Um grupo de processamento pode ser executado pelo cliente, como em AA ou facilitado por um conselheiro. Esses grupos podem ter um tópico amplo, como questões familiares ou de trabalho relacionadas à recuperação, mas o objetivo do grupo é que os participantes forneçam apoio e incentivo uns aos outros. Desta forma, os participantes do grupo podem “normalizar” as experiências dos outros, ajudando-se uns aos outros a sentirem-se menos isolados em seus problemas.