casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Qual é o significado de fezes amarelas e soltas?

Os médicos frequentemente solicitam amostras de fezes de pacientes que apresentam uma grande variedade de sintomas. Amostras de fezes fornecem informações sobre a saúde geral do sistema digestivo. As fezes que diferem da norma em termos de cor e consistência podem indicar doença ou infecção. Fezes amarelas e soltas são uma variedade invulgar de fezes e podem indicar um problema médico. As fezes saudáveis ​​são castanhas e bem formadas, indicando uma dieta saudável e um sistema digestivo de alto funcionamento. Fezes amarelas e soltas podem estar em qualquer lugar de verde claro a amarelo brilhante. Este tipo de fezes geralmente não é bem formado e desmorona após o contato com a água do vaso sanitário. As fezes podem também parecer ter um alto teor de água ou umidade que faz com que pareça líquido. Não há odor singular associado a fezes amarelas, embora um odor incomum não típico de evacuações normais possa acompanhar as fezes.

Fezes amarelas e soltas podem indicar uma das várias condições. Causas menos graves de fezes amarelas incluem uma reação natural a uma dieta rica em alimentos com corantes amarelos ou verdes. Fezes soltas amarelo-alaranjado podem ser o resultado de uma dieta rica em beta-caroteno. Fezes muito amarelas podem indicar baixos níveis de bile e bactérias saudáveis ​​presentes no trato digestivo. As bactérias responsáveis ​​por transformar as fezes em marrom podem não ter tido tempo suficiente para interagir com as fezes antes que o corpo as expulse.

As ocorrências crônicas de fezes amarelas e soltas podem indicar problemas mais sérios. A Síndrome de Gilbert é um distúrbio no qual o fígado produz bilirrubina em excesso, o que pode causar não apenas fezes amarelas, mas também uma coloração amarelada na pele ou nos olhos. A má absorção de gordura é outra possível causa de fezes amarelas. Se o seu corpo não está absorvendo gorduras corretamente, o excesso de gordura pode acabar em suas entranhas, dando às fezes uma tonalidade amarela. A má absorção pode indicar uma doença grave, como a doença celíaca. Fezes amarelas podem ser um sinal de doença da vesícula biliar ou até mesmo câncer de pâncreas, condições que exigem atenção médica imediata. Raramente, fezes amarelas e soltas são causadas por um parasita chamado giárdia que invade os intestinos e interfere com a digestão. Tratamento O tratamento específico para fezes amarelas e soltas depende da causa da doença, que pode ser determinado através de um exame e testes de amostras de sangue ou fezes. Se as fezes são o resultado de uma flutuação na dieta de uma pessoa, um médico pode aconselhar uma dieta alternativa que é rica em fibras e probióticos, os quais promovem a função intestinal saudável. Fezes crônicas amarelas e soltas são frequentemente indicativas de algo mais sério. Se as fezes amarelas e soltas resultarem de uma doença na vesícula biliar, talvez seja necessário remover a vesícula biliar. Os distúrbios do fígado que contribuem para as fezes amarelas podem ser controlados através de dieta ou medicamentos prescritos. Fezes frouxas crônicas também podem contribuir para a desidratação. O excesso de líquidos ou líquidos intravenosos pode ser prescrito em casos extremos de desidratação.

Prevenção

Uma dieta rica em fibras e vegetais verdes ajuda a regular os intestinos e promove a digestão normal. Dietas ricas em fibras ajudam a firmar a consistência das fezes durante a digestão. Monitorar a ingestão de alimentos tingidos para reduzir a probabilidade de passar as fezes com uma cor anormal como amarelo. Alimentos ricos em ferro e magnésio ajudam a promover a função saudável do fígado para reduzir a probabilidade de produção excessiva de bilirrubina.

Considerações

Os movimentos intestinais normais incluem fezes descoloradas ou soltas ocasionais. Fezes soltas ou amarelas nem sempre são indicativas de um problema sério. No entanto, fezes amareladas e crônicas requerem atenção de um médico que pode diagnosticar a causa dos movimentos intestinais anormais e monitorar o paciente em busca de sinais de desidratação como resultado da diarréia.