casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Ferritina sérica vs. Ferro Soro

Ferritina sérica e testes de sangue sérico de ferro determinam os níveis de ferro através de diferentes meios. Seu nível de ferritina sérica é a quantidade de ferro em seu corpo, enquanto o ferro sérico mede o nível de ferro no sangue. O teste pode ser crucial, de acordo com KidsHealth.org, como o ferro pode acumular-se a níveis prejudiciais em seu corpo antes que os sintomas apareçam. Ferritin

O ferro é armazenado dentro de uma proteína chamada ferritina, que é encontrada em muitos das células do seu corpo. Ao extrair uma amostra de sangue - não a proteína real - um teste de ferritina no soro fornece informações sobre o nível de ferro dentro do corpo, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH). Um teste de ferritina sérica pode diagnosticar anemia, quando você tem deficiência de ferro, ou hemocromatose hereditária, que faz com que seu corpo armazene muito ferro.

Ferro

Seu médico pode pedir um teste de ferro sérico para determinar se você tem baixo teor de ferro ou deficiência de ferro. Este teste - que mede o nível exato de ferro no sangue - também pode diagnosticar a hemocromatose hereditária, de acordo com KidsHealth.org.

Resultados dos testes

A ferritina sérica mede a quantidade de ferro nas células do corpo e medidas séricas de ferro níveis de ferro no sangue, então eles têm diferentes faixas “normais”. Um resultado de teste normal para a ferritina sérica será medido em nanogramas por mililitro: 12 a 300 ng /mL para homens e 12 a 150 ng /mL para mulheres.

A faixa normal de resultados de testes para ferro sérico é medida em microgramas por decilitro: 60 a 170 mcg /dL para homens e mulheres. No entanto, de acordo com Drugs.com, os níveis de ferro sérico podem variar dependendo do laboratório utilizado.

Considerações

O teste de ferro sérico deve ser realizado no período da manhã, quando os níveis de ferro são mais elevados, de acordo com Drugs.com. Não é preferível a hora do dia específica para o teste de ferritina sérica, mas um distúrbio inflamatório, como asma ou artrite, pode inflacionar o nível sérico de ferritina.

Significância

Como cada teste está tentando medir os níveis de ferro uma fonte diferente, e por diferentes razões, resultados anormais também diferem em causa. Por exemplo, resultados de ferro sérico acima do normal podem indicar hepatite, intoxicação por ferro ou deficiências de vitamina B. Resultados de ferritina sérica acima do normal podem ser de linfoma de Hodgkin ou doença hepática, relata o NIH. Resultados abaixo do normal do teste de ferritina sérica podem ser causados ​​por sangramento do trato digestivo em longo prazo, enquanto resultados séricos abaixo do normal podem ser causados ​​por gravidez ou sangramento menstrual intenso.