casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Placa Acumulada na Garganta: É Possível

Placa acumulada na garganta não é possível. A bactéria que se transforma em placa só pode aderir ao esmalte dos dentes. Há outra bactéria que produz o que parece placa e pode ser pego em suas amígdalas. Esses acúmulos semelhantes a placas podem causar irritação severa da garganta, mau hálito e, às vezes, amigdalite. Há muitas maneiras de reduzir sua ocorrência com segurança e na privacidade de sua própria casa.

Conceitos errados

Ocasionalmente você descobrirá caroços pequenos, amarelo-esbranquiçados e com cheiro ruim no fundo da garganta. Muitas vezes, esses nódulos são confundidos com placa, porque se assemelham a massas irregulares da gosma, às vezes encontradas nos dentes. Estes não são crescimentos de placas, mas tonsilloliths, também conhecido como pedras da amígdala.

Causas

Amígdalas são causadas pelo acúmulo de bactérias anaeróbicas nos bolsos das amígdalas. As bactérias anaeróbicas são um tipo de bactéria que não pode sobreviver em ambientes oxigenados. Suas amígdalas contêm recessos chamados criptas. A superfície de suas amígdalas é formada por uma membrana mucosa chamada mucosa oral. A mucosa oral remove constantemente as células mortas. Essas células mortas geralmente são lavadas pela saliva, mas podem ficar presas nas criptas de suas amígdalas. As bactérias anaeróbias encontram as células mortas e as utilizam como fonte de alimento. Com o passar do tempo, essas bactérias e células mortas se acumulam. Seu corpo reage ao acúmulo externo atacando-o com glóbulos brancos. Isso dá às tonsilólitas sua cor esbranquiçada. Esses nódulos não são destruídos por seus glóbulos brancos, então eles se sentam nos cantos da garganta cada vez maiores ao longo do tempo.

Sintomas

As pedras das amígdalas criam uma sensação irritante na parte de trás da garganta. Eles podem se sentir como o começo de uma infecção por estreptococos. Ocasionalmente, as pedras da amígdala se desprendem espontaneamente dos caroços de suas amígdalas. As pessoas assumem que são pedaços de placa porque há pouca explicação para sua aparição súbita na boca. Os tonsilolitos causam mau hálito porque são feitos de bactérias anaeróbias e células mortas. Em casos graves, pedras da amígdala podem causar amigdalite.

Prevenção /Solução

As pessoas usam as unhas ou um palito de dentes para raspar uma pedra da amígdala. As unhas estão geralmente sujas, por isso lave bem as mãos. Use a cabeça de um cotonete úmido para remover a pedra da amígdala. Se você tem um reflexo de vômito sensível, esses métodos podem se mostrar desagradáveis.

Os sistemas de irrigação dentários usam jatos de água para enxaguar com força para alcançar áreas da boca, incluindo as amígdalas. Tenha cuidado ao usar um sistema de irrigação dental, pois a pressão da água pode rasgar o tecido de suas amígdalas. Ajuste a pressão para a sua configuração mais baixa e aumente a pressão conforme necessário. Usando um jato de irrigação dental não deve irritar o seu reflexo de vômito tão severamente como um palito ou cotonete. O método mais eficaz para reduzir a ocorrência de pedras da amígdala é usar produtos de higiene oral oxigenados. Estes incluem enxaguatórios bucais, sprays nasais e cremes dentais que matam as bactérias causadoras de odores que levam a amigdalólitos. Matar estas bactérias reduz e, em alguns casos, impede a produção adicional de pedras da amígdala.

Um método severo para impedir o crescimento das pedras da amígdala é fazer uma amigdalectomia. Discuta outras opções com o seu médico de ouvido, nariz e garganta antes de realizar este procedimento.

Aviso

Antes de iniciar qualquer tratamento médico ou seguir qualquer conselho médico, você deve primeiro consultar seu médico. , , ] ]