casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Como testar a desidratação em casa

A desidratação ocorre quando o corpo perde muito líquido devido a vômitos, diarréia, sudorese, febre e certos medicamentos que podem fazer com que você urine grandes quantidades. Esta condição pode variar de uma forma leve facilmente tratada a uma condição com risco de vida. Segundo a Clínica Mayo, os mais propensos à desidratação incluem crianças pequenas, idosos e pessoas com doenças crônicas. Você pode tomar certas medidas caseiras para determinar se você ou alguém que você conhece está desidratado.

Pergunte à pessoa se ele está com sede. A boca seca e a sede são sintomas de desidratação.

Avalie a quantidade e a cor da urina produzida pela pessoa. Alguém com desidratação pode ter urina amarelo-escura ou de cor âmbar e pode urinar pouco ou nada durante oito horas ou mais. Bebês com desidratação podem ter menos de seis fraldas molhadas por dia.

Tome a pressão arterial e o pulso da pessoa. Os sintomas de desidratação são pressão arterial abaixo do normal e pulso maior que o normal.

Aperte com cuidado uma porção da pele da pessoa na mão, na parte inferior do braço ou no abdômen, formando uma dobra entre o polegar e o indicador. Deixe passar alguns segundos e veja se a pele se achata rapidamente para uma posição normal ou se mantém a forma comprimida enquanto retorna lentamente ao normal. Se a pele lentamente voltar ao normal, isso pode indicar desidratação.

Olhe para o rosto da pessoa e avalie se os olhos dela parecem afundados, o que pode indicar uma desidratação grave.

Avalie a pessoa em relação a outros sinais de desidratação, incluindo sonolência, pouca ou nenhuma lágrima ao chorar, fraqueza muscular, dor de cabeça, tontura e tontura. As crianças também podem ser menos ativas do que o normal.

Dica

Tente evitar a desidratação bebendo mais líquidos quando estiver em risco para essa condição. O National Institutes of Health recomenda uma ingestão diária de seis a oito copos de água por dia. Segundo a Clínica Mayo, uma boa indicação de hidratação é a produção de lotes de urina clara ou de cor clara.

Advertências

A desidratação grave requer atenção médica de emergência. De acordo com a Clínica Mayo, os sintomas de desidratação grave incluem sede extrema, irritabilidade, confusão, boca muito seca, falta de suor, pouca ou nenhuma micção, olhos encovados, pele seca e murcha, turgor cutâneo insuficiente, pressão arterial baixa, batimentos cardíacos acelerados, febre e inconsciência. Sintomas adicionais podem ser notados em bebês e crianças, incluindo pieguice ou sonolência. Você também pode notar que os pontos moles no topo da cabeça de um bebê parecem estar afundados.

Coisas necessárias

Manguito de pressão arterial manual ou digital

Estetoscópio