casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Como remover o gadolínio do meu sistema

O gadolínio é um elemento de terras raras usado por via intravenosa como agente de imagem para melhorar o contraste na ressonância magnética (MRI). Por ser altamente tóxico, o gadolínio é revestido ou ligado a substâncias químicas benignas (quelatadas) para protegê-lo até que seu corpo excreta com segurança todo o gadolínio. Se você tem má função renal, o gadolínio pode não ser adequadamente removido e permanecer como uma toxina em seu sistema.

Removendo o gadolínio do seu sistema

A melhor maneira de livrar seu corpo de gadolínio não é para recebê-lo em primeiro lugar. Se você tem doença renal ou hepática, converse com seu médico e radiologista se um agente de imagem diferente do gadolínio pode ser usado para a ressonância magnética. Discuta também se você está em risco de desenvolver fibrose sistêmica nefrogênica (FSN), que pode ocorrer se algum gadolínio permanecer em seu sistema.

Verifique com seu médico se você deve ou não beber mais fluidos antes de sua ressonância magnética para ajudar com a função renal.

Organize para passar por diálise diretamente após ter sua ressonância magnética, se a imagem com gadolínio é essencial e sua função renal ou hepática está comprometida. O seu médico irá ajudá-lo a providenciar isso, se for necessário. Uma avaliação da função renal deve ser feita pelo seu médico alguns dias antes da RM.

Observe todas as restrições dietéticas antes da diálise, especialmente baixo sódio. Tome todos os medicamentos prescritos. Não coloque cremes ou loções no local de acesso onde a agulha de diálise será inserida ou use mangas apertadas em torno do local de acesso. Uma sessão de diálise para remover todo o gadolínio provavelmente durará várias horas.

Monitore o local de acesso para ver se há inchaço, sangramento ou infecção após a diálise. Você também precisará verificar sinais de envenenamento por gadolínio, o que ocorrerá se algum vestígio permanecer em seu sistema. Os sintomas incluem manchas duras ou escuras na pele, dor e rigidez nas articulações, dor no quadril, fraqueza, manchas amarelas nos olhos e sensação de queimação na pele. Se esses sintomas ocorrerem, diálise adicional será necessária para livrar seu corpo do gadolínio.

Monitorar os sintomas de fibrose sistêmica nefrogênica (FSN). A FSN é uma doença debilitante e potencialmente fatal caracterizada por fibrose da pele, músculos e órgãos internos. Os sintomas são semelhantes aos do envenenamento por gadolínio. Você está em risco de NSF se tiver sido exposto ao gadolínio e tiver doença renal ou hepática grave.

Dica

O radiologista que administra a ressonância magnética não deve exceder a dose recomendada em a rotulagem do produto e o gadolínio não devem ser reaplicados até que a dose anterior tenha sido eliminada do corpo.

Advertências -

Em 23 de maio de 2007, foi emitido um aviso do FDA para todos os agentes de contraste. usando gadolínio, afirmando que pacientes com insuficiência renal grave que recebem agentes à base de gadolínio correm risco de desenvolver NSF. O uso deve ser evitado, a menos que a informação diagnóstica seja essencial e não esteja disponível com ressonância magnética avançada sem contraste.