casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Lista de Alimentos Contendo Pectina

A pectina ajuda a formar as paredes celulares das plantas, de modo que esta fibra é encontrada em todas as plantas da terra verde em pelo menos pequenas quantidades. A pectina é uma fibra solúvel, o que significa que se dissolve e forma um gel quando misturado com água e é quase totalmente decomposto pelas bactérias do trato digestivo. Por causa disso, ele ajuda a retardar o esvaziamento do estômago, o que pode levar a um aumento menor no açúcar no sangue depois de comer.

Um artigo de revisão no Journal of Food Science and Technology também observa que ricos em pectina os alimentos podem ajudar a diminuir o colesterol e os triglicerídeos. As frutas tendem a conter mais pectina do que os vegetais, e a pectina também é encontrada em vários alimentos processados.

Frutas mais altas em pectina

Laranjas estão entre as frutas mais altas em pectina, mas toranjas, limões, pêssegos, damascos, bananas, amoras, framboesas, maracujá e maçãs também são ricos nesta fibra. Outras frutas, incluindo amoras, amoras, uvas, cerejas e morangos, também fornecem pequenas quantidades de pectina. Melões são uma das frutas com menor quantidade de pectina.

Outras fontes naturais de pectina

As cenouras são um dos vegetais mais ricos em pectina. Batata-doce, abóbora, ervilha, feijão verde e tomate também estão entre as melhores fontes vegetais de pectina. Legumes, incluindo grão de bico, ervilhas, favas, lentilhas e guandu, contêm pectina também, embora sejam melhores fontes de outros tipos de fibra.

Uso em alimentos processados ​​

Se você já fez sua própria geleia ou geléia, você sabe que esses alimentos geralmente contêm pectina. Isso ocorre porque a pectina ajuda os alimentos gel. A pectina também pode ser adicionada aos alimentos processados ​​para ajudar a engrossar ou estabilizá-los ou misturar ingredientes à base de óleo e água. Queijos com baixo teor de gordura às vezes contêm pectinas para ajudar a manter o sabor e a textura do queijo, assim como algumas bebidas, produtos lácteos e produtos de carne com baixo teor de gordura.Procure as listas de ingredientes dos alimentos processados para ver se a pectina está incluída. Um número surpreendente de alimentos processados ​​poderia conter essa fibra solúvel. Estes incluem massas secas e frescas, produtos de peixe que não peixe fresco, ovos congelados ou líquidos, cereais matinais, arroz ou tapioca pudins, produtos de arroz, massas, carnes processadas, condimentos, sopas, molhos, fermento, produtos de panificação, doces e preparados alimentos. Frutas e produtos hortícolas, bebidas alcoólicas, águas aromatizadas, sorbet, sorvete, queijo, creme, bebidas lácteas, café, chá, substitutos do sal e xarope de bordo também podem conter pectina.