casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Chá Rooibos para alergias

Rooibos, uma planta nativa da África Austral, é um membro da família das leguminosas. O nome rooibos significa "arbusto vermelho" em africâner e descreve apropriadamente as folhas e o chá feito a partir delas. O chá Rooibos é uma bebida tradicional na África do Sul e, nos últimos anos, desfrutou de ampla popularidade em todo o mundo. Pesquisas recentes revelaram alguns benefícios significativos para a saúde do chá de rooibos para uma variedade de condições, principalmente alergias.

Uso histórico

Rooibos é tradicionalmente usado para tratar alergias, asma e doenças de pele, de acordo com um estudo da E Joubert, na ARC Infruitec-Nietvoorbij, Stellenbosch, África do Sul. O estudo da história dos rooibos, publicado no "Journal of Ethnopharmacology" de outubro de 2008, enfatizou a necessidade de novas pesquisas para identificar os constituintes ativos e potenciais interações medicamentosas dos rooibos.

Imuno-moduladores

O alto teor de flavonóides faz dos rooibos um poderoso antioxidante e estimulante do sistema imunológico, de acordo com K. Kunishiro e colaboradores do Departamento de Imunoquímica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Okayama, no Japão. No estudo, publicado em outubro de 2001 "Biociência, Biotecnologia e Bioquímica", o extrato de chá de rooibos modulou os níveis de interleucinas - substâncias semelhantes a hormônios que atuam como moléculas sinalizadoras no sistema imunológico - em um padrão que promoveu a capacidade do organismo. sistema imunológico para formar uma resposta altamente específica. Os pesquisadores concluíram que seus resultados indicam um potencial benefício de rooibos na alergia, infecção e tratamento do câncer.

Anti-inflamatórios

A atividade anti-inflamatória dos flavonóides rooibos é mais forte do que a de outros tipos de flavonóides, de acordo com para um estudo de H. Baba et al do Departamento de Pediatria e Medicina do Adolescente da Faculdade de Medicina da Universidade de Juntendo, Tóquio, Japão. No estudo em ratos de laboratório, os níveis sanguíneos do antioxidante superóxido dismutase de alta potência em ratos que receberam rooibos foram significativamente maiores do que em um grupo controle que não recebeu rooibos. Os pesquisadores concluíram que a rooibos pode ser útil como suplemento para o tratamento de distúrbios inflamatórios, como algumas alergias. Ele também tem uma vantagem adicional de ser livre de cafeína. O estudo foi publicado no periódico "Pediatric International" de outubro de 2009.

Fermentado vs. Não Fermentado

Para tratar alergias, considere o chá de rooibos não fermentado, que tem um conteúdo antioxidante maior que o rooibos fermentado, segundo um estudo por L. Bramati do Istituto Tecnologie Biomediche, Milão, Itália. No estudo, a atividade antioxidante total de rooibos não fermentados foi medida para ser duas vezes mais alta que a da forma fermentada da planta. Além disso, os pesquisadores notaram que o rooibos contém aproximadamente 50% menos de teor antioxidante do que o chá feito de formas fermentadas ou não fermentadas da planta do chá Camellia sinensis. O estudo foi publicado em dezembro de 2003 "Journal of Agricultural e Food Chemistry".