casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Fumar e sentir o cheiro

Embora você possa conhecer algumas das ameaças mais importantes relacionadas ao consumo de saúde, como câncer de pulmão ou enfisema, você pode não conhecer outros efeitos a longo prazo, como a redução do olfato, de acordo com a Academia Americana de Otorrinolaringologia. . Esta redução do olfato é o resultado de danos nos nervos que podem se mostrar permanentes se o tabagismo não cessar.

Significância

Os fumantes têm duas vezes mais chances de ter um olfato reduzido do que os não-fumantes, de acordo com o Conselho Americano de Ciência e Saúde. O tabagismo pode prejudicar esse sentido básico em fumantes jovens e idosos.

Função

Quando você respira, os nervos olfatórios localizados na parte de trás do nariz transmitem sinais para o cérebro, sinalizando o que você está cheirando, de acordo para o Reader's Digest. Com o tempo, o fumo danifica esses nervos, resultando em um senso de olfato reduzido. Fumar por muito tempo pode danificar permanentemente esses receptores. Fumar não afeta apenas os nervos do nariz, mas também danifica os receptores gustativos, diluindo sua capacidade de cheirar ou saborear itens.

Perigos

Seu olfato não só permite que você aprecie o sabor da comida e o cheiro de um perfume com cheiro doce - também é um reflexo protetor e valioso que pode diminuir devido ao fumo, de acordo com a American Rhinologic Association. Perder o sentido do olfato pode ser perigoso, pois diminui sua capacidade de perceber odores prejudiciais, como vazamento de gás, fogo ou comida estragada. Aqueles com olfato prejudicado também são mais propensos a seguir dietas que são menos saudáveis ​​do que suas contrapartes não-fumantes, de acordo com Reader's Digest.

Diagnóstico

Um exame médico pode determinar o grau em que você tem perdeu o sentido do olfato devido ao fumo, segundo a American Rhinologic Association. Seu médico pode inserir um endoscópio na passagem nasal para ver o nariz, permitindo que ele localize áreas de dano. Nos casos de perda severa do olfato, uma tomografia computadorizada - também conhecida como tomografia computadorizada ou tomografia computadorizada (TC) - pode ser usada para identificar áreas danificadas nas cavidades sinusais.

Prevenção /Solução

Parar de fumar é o primeiro passo para evitar mais danos aos seus nervos olfativos, de acordo com a Palo Alto Medical Foundation. Se você é um fumante de longa duração, você pode querer usar dispositivos auxiliares ou medicamentos para aumentar suas chances de parar com sucesso. Exemplos destes incluem goma de substituição de nicotina ou patches que são aplicados à pele. Participar de um grupo de apoio para parar de fumar ou fazer aconselhamento também pode ajudá-lo a parar de fumar. Após 48 horas de parar de fumar, suas terminações nervosas começam a regredir, de acordo com a Palo Alto Medical Foundation.