casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

O café causa problemas na vesícula biliar

Se você tem problemas na vesícula biliar, é mais provável que você tenha cálculos biliares, que são pequenos depósitos que podem se desenvolver dentro da sua vesícula biliar. Você também pode ter inflamação da vesícula biliar, que às vezes se desenvolve em conexão com cálculos biliares. Embora você possa se perguntar se o consumo de café aumenta suas chances de problemas de vesícula biliar, o café - especialmente café com cafeína - pode ajudar a sua vesícula biliar a funcionar com mais eficiência. O café descafeinado não parece afetá-lo de uma forma ou de outra.

Antecedentes

Sua vesícula biliar serve uma função importante em seu sistema digestivo: ela armazena bile suficiente para digerir a maior parte de uma refeição gordurosa grande. Quando você come, seu corpo sinaliza sua vesícula biliar para liberar essa bile, e sua vesícula biliar se contrai, forçando a bílis para baixo em seus ductos biliares em direção ao seu estômago e pâncreas. Os cálculos biliares podem se desenvolver na vesícula biliar com o passar do tempo e podem causar poucos sintomas. No entanto, eles podem irritar a sua vesícula biliar ao ponto de inflamação, e eles também podem ficar alojados em um ducto biliar, causando um ataque dolorido da vesícula biliar.

Efeitos da doença da vesícula biliar e cálculos biliares tendem a correr em famílias, por isso, se um dos seus pais tiver problemas de vesícula biliar, há uma boa chance de você também. Se você está acima do peso, corre um risco maior, e as mulheres tendem a ter mais problemas com suas vesículas biliares do que os homens. Como a vesícula biliar é parte do sistema digestivo, consideráveis pesquisas foram feitas para identificar alimentos que possam contribuir ou prevenir a doença da vesícula biliar. Há, de fato, uma longa lista de alimentos potencialmente úteis, e essa lista inclui café com cafeína.

O café pode ajudar a mitigar ou prevenir a doença da vesícula biliar, de acordo com dois grandes estudos envolvendo homens e mulheres. No primeiro estudo, que envolveu apenas homens e foi publicado em junho de 1999 no "The Journal of American Medical Association", os pesquisadores analisaram mais de 46.000 homens ao longo de 10 anos. Os homens que consumiram mais café cafeinado - mais de quatro xícaras por dia - tiveram o menor risco de doença da vesícula biliar. Em um estudo separado publicado em dezembro de 2002 em "Gastroenterology", os pesquisadores analisaram quase 81.000 mulheres e chegaram à mesma conclusão: café cafeinado protege contra a doença da vesícula biliar.

Considerações

Café com cafeína parece encorajar a vesícula biliar a contrair e esvaziar completamente, o que elimina pequenas quantidades de bílis que de outra forma poderiam se solidificar em cálculos renais. No entanto, outras bebidas com cafeína, como chá e cola, não parecem ter o mesmo efeito, e não está claro se uma substância no café além da cafeína contribui para a saúde da vesícula biliar. Beber café com cafeína parece ser importante; Nos dois estudos, o café descafeinado não diminuiu o risco de problemas de vesícula biliar. , , ] ]