casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Pressão intra-ocular elevada em crianças

O globo ocular precisa manter um certo nível de tensão, ou pressão, dentro do olho para evitar que ele colapse. Uma série de canais dentro do olho drenam continuamente o fluido para manter a pressão intra-ocular, freqüentemente chamada de PIO, dentro dessa faixa. Crianças, incluindo bebês, assim como adultos, podem desenvolver pressão intra-ocular elevada. Pressão elevada no olho pode causar glaucoma, danos ao nervo óptico.

Pressão Intraocular Normal

A pressão intra-ocular em crianças é normalmente menor que a dos adultos. Com menos de um ano de idade, a PIO atinge 8,9 mmHg, ou milímetros de mercúrio, reporta o autor principal Roberto Sampaolesi em “O Glaucomas: Volume 1 - Glaucomas Pediátricos”. A PIO em crianças normalmente aumenta cerca de 0,85 mmHg por ano até atingir níveis adultos. , que deve permanecer abaixo de 21 mmHg.

A pressão intra-ocular elevada pode ocorrer por dois motivos. Se os canais ficarem bloqueados, a drenagem não pode ocorrer e a pressão acumula-se no olho. Se o olho produz mais fluido do que o normal, o fluido não consegue drenar rápido o suficiente e a pressão dentro do olho aumenta. O glaucoma - dano ao nervo óptico - pode resultar, causando perda permanente da visão. Enquanto outras condições também podem causar glaucoma, a PIO elevada é uma causa comum em crianças e adultos. A PIO elevada em crianças pode ser congênita ou presente ao nascimento, infantil, ocorrendo entre as idades de um mês e dois anos, ou juvenil, ocorrendo após os três anos de idade.

Causas

Anormalidades genéticas herdadas causam muitos casos de PIO elevada congênita que leva ao glaucoma em crianças. Cerca de 1 em 10.000 crianças nascidas têm glaucoma congênito, segundo relatos da Associação Americana de Oftalmologia Pediátrica e Estrabismo. Cerca de um terço dos casos de glaucoma congênito ocorre devido a genes autossômicos recessivos hereditários. Nas doenças autossômicas recessivas, ambos os pais devem transmitir o gene para que a criança tenha a doença. Cerca de 66% dos casos de doença congênita ocorrem por causa de mutações espontâneas durante o desenvolvimento fetal. Síndromes genéticas, doenças adquiridas, cânceres e lesões oculares podem causar elevação da PIO em crianças.

Sintomas

Os sintomas de PIO elevada em crianças incluem opacificação da córnea que forma a íris - a parte colorida do olho - parece opaco; rasgando; sensibilidade à luz; e ter um olho maior que o outro. Crianças com idade suficiente para falar podem se queixar de perda de visão.

Diagnóstico

Cerca de 60% dos casos de glaucoma congênito são diagnosticados antes dos seis meses de idade, de acordo com o Hospital Infantil de Boston. Ao contrário dos adultos, que geralmente cooperam com um exame oftalmológico, as crianças muitas vezes precisam de anestesia para tolerar o exame oftalmológico do glaucoma. As crianças mais velhas podem ser capazes de cooperar com partes do exame no consultório.

O tratamento é essencial para evitar a perda permanente da visão. Cirurgia e medicamentos podem diminuir a PIO. A cirurgia cria uma rota de drenagem alternativa para o fluido. Medicamentos podem diminuir a produção de fluidos. Outros problemas oculares, como miopia ou miopia, olhos cruzados ou preguiçoso, ocorrem frequentemente em crianças com PIO elevada e também necessitam de tratamento. , , ] ]