casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Sintomas de intolerância à lactose e glúten

Uma intolerância alimentar é definida como uma incapacidade de comer um alimento sem experimentar uma reação adversa. Diferentes tipos de intolerâncias alimentares podem causar sintomas variados. Embora desconfortável, a intolerância à lactose não causa danos permanentes ao seu corpo. Se não for gerida, a doença celíaca pode causar danos permanentes aos intestinos.

English Language Spanish Language Portuguese Language Japanese Language logo A doença celíaca é causada por uma incapacidade de digerir adequadamente a lactose do açúcar do leite. Normalmente, as células do intestino delgado produzem uma enzima chamada lactase. Esta enzima decompõe a lactose nos açúcares simples, glucose e galactose, que podem ser absorvidos pela corrente sanguínea. Sem lactase, a lactose se move através do sistema digestivo intocada. Quando atinge o intestino grosso, as bactérias que normalmente vivem lá começam a se alimentar, produzindo gases como subproduto. Estes gases são responsáveis ​​pelos sintomas associados à intolerância à lactose. Sintomas da intolerância à lactose são geralmente os mesmos entre todas as pessoas com a doença. Os sintomas mais comuns incluem diarréia, náusea, dor abdominal, gases e inchaço abdominal. As pessoas com intolerância à lactose geralmente apresentam apenas sintomas leves, mas ocasionalmente os sintomas podem ser graves.

Fisiologia da intolerância ao glúten

A intolerância ao glúten, também conhecida como doença celíaca, é caracterizada pela incapacidade de tolerar o glúten. componente proteico do trigo, cevada e centeio. Quando alguém com doença celíaca consome glúten, desencadeia uma resposta auto-imune que envia anticorpos que atacam as vilosidades do intestino delgado. Quando as vilosidades são danificadas, seu corpo não pode absorver adequadamente os nutrientes.

Sintomas de intolerância ao glúten - De acordo com o National Digestive Diseases Information Clearinghouse, os sintomas da doença celíaca variam significativamente com base em vários fatores diferentes. Alguns desses fatores incluem o tempo que a pessoa foi amamentada, a idade que uma pessoa começou a ingerir glúten, a quantidade de glúten consumida, a idade e o grau do dano ao intestino.

Os sintomas gastrintestinais mais comuns da doença celíaca incluem inchaço abdominal, dor de estômago, diarréia, vômitos, constipação, perda de peso e fezes gordurosas e de cheiro desagradável. Os sintomas digestivos são mais comuns em lactentes e crianças com doença celíaca.

Adultos com doença celíaca têm maior probabilidade de apresentar sintomas mais disseminados, como dor óssea, dor nas articulações, fadiga, anemia, artrite, perda óssea, depressão , ansiedade, aftas, erupção cutânea, formigamento e dormência nas mãos e pés e convulsões. As mulheres também podem sentir falta de menstruação, abortos recorrentes ou infertilidade.