casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Métodos para Determinar a Qualidade de Proteína dos Alimentos

A qualidade da proteína pode ser considerada em vários aspectos. Pode medir a taxa na qual a proteína é absorvida pelo corpo, ou a razão entre as quantidades de nitrogênio utilizadas pelo corpo e as quantidades excretadas. Poderia determinar a quantidade de aminoácidos essenciais - aqueles aminoácidos que o corpo não pode produzir - na comida, ou quão facilmente a proteína é digerida. Existem vários métodos para determinar a qualidade da proteína, todos eles com vantagens e desvantagens.

Valor biológico

O valor biológico, ou teste BV, examina o balanço de nitrogênio. Isso está relacionado à capacidade do corpo de digerir, absorver e excretar determinadas proteínas, que são a fonte de nitrogênio do corpo. O teste de BV é um processo demorado e um tanto dispendioso que requer que os indivíduos testados jejuem por vários dias e, em seguida, adiram a uma dieta rigorosa contendo proteína apenas na forma que está sendo testada. Sua urina e fezes são testadas quanto aos níveis de nitrogênio após o jejum e durante a dieta. Para determinar o valor biológico, os níveis de nitrogênio são comparados com os do alimento inteiro. No entanto, tanto o exercício quanto uma dieta deficiente em proteínas, ou jejum, promoverão a retenção de nitrogênio, o que pode comprometer os resultados.

Chemical Score

O Chemical Score compara níveis de aminoácidos essenciais, ou EAA, para medir proteína qualidade. O perfil de EAA da proteína a ser testada é comparado com uma proteína de referência a qual foi atribuída uma pontuação de cem. O EAA na menor quantidade em relação à proteína de referência é determinado como sendo o aminoácido limitante. Este aminoácido limitante geralmente significa a capacidade da proteína para atender às necessidades nutricionais de um ser humano, de acordo com o "The Journal of Nutrition". No entanto, este método não aborda a digestibilidade.

Índice de eficiência de proteína

A taxa de eficiência protéica, ou PER, é um método um pouco desatualizado, embora seja usado por governos em todo o mundo. Os ratos de laboratório são alimentados com quantidades fixas de uma proteína e depois medidas à medida que crescem. A quantidade de peso que eles ganham em gramas é dividida pela quantidade de proteína consumida em gramas, dando uma pontuação PER. Este método está começando a ser criticado, pois não leva em conta que os seres humanos precisam de um perfil de aminoácidos diferente do que os ratos, e há várias variáveis ​​não medidas.

Protein Digestibility Corrigido Aminoácido Score -

The Protein O Índice de Aminoácidos Corrigido pela Digestibilidade, ou PDCAAS, é o padrão ouro atual para determinar a qualidade da proteína. É usado pela Organização para Agricultura e Alimentação, bem como pela Organização Mundial de Saúde. Refere-se à qualidade de uma proteína em termos das necessidades de aminoácidos de humanos de dois a cinco anos de idade. Como o Chemical Score, o PDCAAS analisa o aminoácido limitante, mas também leva em consideração a eficiência digestiva.